EnglishPortugueseSpanish
publicidade

O lançamento de mais um satélite espião norte-americano do National Reconnaissance Office (NRO), que estava agendado para esta quarta-feira (18), foi adiado para o fim de dezembro. A missão NROL-108 decolaria de um foguete Falcon 9 a partir da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, mas foi remarcada sem maiores detalhes.

O lançamento seria uma continuação da missão NROL-101, que decolou a bordo de um foguete Atlas V da United Launch Alliance (ULA) no último dia 13. A NROL-108 será o quinto lançamento da agência em 2020, e leva uma carga útil sigilosa de segurança nacional –  projetada, construída e operada pelo NRO para apoio de reconhecimento aéreo.

publicidade

United Launch Alliance/Reprodução

Arte da peça publicitária sobre a missão da NRO teve inspiração no ‘Senhor dos Anéis’. Imagem: United Launch Alliance/Reprodução

publicidade

Embora o motivo do adiamento não tenha sido divulgado, se o lançamento de fato ocorresse essa seria uma semana bem cheia para a SpaceX. No fim de semana passado, a empresa levou quatro astronautas para a Estação Espacial Internacional, na missão Crew-1 (a sua primeira depois de certificada pela Nasa). E no próximo fim de semana, a SpaceX fará algo inédito: lançar e pousar dois foguetes Falcon 9 em um intervalo de apenas 13 horas.

O primeiro lançamento será do Falcon 9 B1063, carregando o satélite Sentinel 6A, um equipamento oceanográfico da Nasa, que sairá às 13:17 deste sábado (21) a partir da Base Aérea Vandenberg (VAFB), na costa oeste dos EUA. Exatas 13 horas depois, às 00:17 do domingo (22) será a vez do Falcon 9 B1049 com a Starlink V1 L15, partindo de Cabo Canaveral, na Flórida – do outro lado do país.

O foguete já voou seis vezes e pode estabelecer um novo recorde de reutilização com um sétimo voo bem sucedido. A SpaceX já afirmou publicamente que espera que a vida útil de um Falcon 9 seja de 10 missões, o que coloca o B1049 em 70% da meta. Sua carga são 60 satélites Starlink, o 14º lançamento da constelação neste ano.