O Sueco Ludvig Strigeus, um dos mais célebres nomes da internet, recebeu o Prêmio Polhem por suas contribuições consideradas inovadoras no mundo da tecnologia. O programador é criador do uTorrent e um dos fundadores do Spotify.

Sua história no universo digital começou com o apelido de Ludde, ainda na época da criação do uTorrent. O cliente de transferência de arquivos em modelo peer to peer (P2P) revolucionou a utilização de torrents, por ser a plataforma mais estável e segura à época.

publicidade

Posteriormente, Strigeus produziu a estrutura de códigos de front e back-end do que se tornaria o Spotify, ainda em uma versão primária. Ele passou a ser uma das peças mais estratégicas dentro da produção da plataforma, que se tornou um dos mais populares streamings de música do mundo.

Reprodução

publicidade

Os softwares desenvolvidos por Strigeus vem influenciando o consumo de conteúdo multimídia na internet ao longo dos anos. Foto: StockSnap/Pixabay

O Prêmio Polhem é considerado a maior honraria dos profissionais da engenharia na Suécia. E dado o contexto de rica produção de softwares no país, é uma gratificação concorrida entre personalidades importantes.

publicidade

“Com códigos eficazes, Ludvig Strigeus ultrapassou os limites do que esperamos do software em geral. Sua capacidade de desenvolver aplicativos avançados com pouco poder de computação é extremamente impressionante”, afirmou Ulrika Lindstrand, presidente do sindicato de engenheiros suecos.

Strigeus agradeceu a premiação, ressaltando a importância que este possui. “É uma honra fantástica receber o Prêmio Polhem. Sempre fui levado a mergulhar em detalhes técnicos, aprender coisas novas e encontrar soluções inteligentes para problemas difíceis, em vez de construir algo principalmente para conseguir muitos usuários”. Ele completou reafirmando sua satisfação pelo reconhecimento: “É muito bom saber que os programas que desenvolvi se espalharam enormemente por todo o mundo.”

publicidade

As produções de Strigeus marcam dois períodos diferentes da história da internet, principalmente no consumo de conteúdos pirateados online. O uTorrent ganhou grande fama pelo compartilhamento de filmes, músicas, seriados e softwares de maneira ilegal, por mais que a plataforma, em si, não fosse culpada. Já o Spotify, assim como outros serviços de streaming de outras mídias, recuperaram o consumo de conteúdo pago, o que deu fôlego a diversas indústrias.

Fonte: TorrentFreak