Os termos de serviço do YouTube foram atualizado nesta quarta-feira (18), e uma das mudanças realizadas, detalhada no blog da empresa, está incomodando os usuários.

Já faz tempo que os usuários podem “monetizar“, ou seja, possibilitar a veiculação de anúncios em seus vídeos através do YouTube Partner Program (YPP). Para isso, o canal precisa cumprir alguns requisitos básicos como um mínimo de inscritos e horas de visualização. A renda dos anúncios veiculados é dividida entre o criador e o Google.

A monetização sempre foi algo opcional, e não está disponível para os usuários comuns. Mas de acordo com os novos termos, anúncios agora podem aparecer em vídeos de canais que não participam do programa. E “como estes canais não são parte do YPP, não há divisão da renda com o criador”, diz a empresa.

A única forma de evitar isto é aderindo ao YPP. Neste caso, o usuário passa a receber parte da renda de futuros anúncios publicados no canal, mas não dos anúncios exibidos enquanto não era parceiro.

publicidade

Segundo o YouTube, a decisão foi tomada na esperança de que “isso melhore o desempenho dos anunciantes e os ajude a veicular ainda mais publicidade no YouTube”. Inicialmente, essa mudança será aplicada apenas a contas de usuários nos EUA.