EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Na quinta-feira (19), o Google anunciou que o Stadia, serviço de jogos em nuvem, também será lançado para iPhone e iPad. O lançamento acontecerá na próxima semana em fase beta e se baseia em um aplicativo web. A alternativa “contorna” algumas restrições da App Store ao oferecer o serviço através do navegador Safari.

O anúncio dos testes no iOS coincide com o aniversário de um ano do lançamento público do Stadia. A companhia não deu muitos detalhes técnicos, embora tenha comentado que os testes não serão abertos. Desta forma, a versão final do serviço para todos usuários dos dispositivos da Apple pode ser liberada algumas semanas depois.

publicidade

Anteriormente, um usuário conseguiu rodar o Stadia em um iPhone utilizando um aplicativo de navegador chamado Stadium. A alternativa não era oficial, mas oferecia jogabilidade aceitável, segundo ele.

Reprodução

publicidade

Google não divulgou, porém, quais regiões terão acesso ao Stadia via streaming no iOS. Imagem: Google/Reprodução

Em setembro, a Apple alterou algumas diretrizes da App Store para serviços de jogos por streaming. Entre as regras, cada game oferecido precisaria ser baixado diretamente da loja, passando por uma espécie de verificação “comum”. Se um serviço pretende fornecer 100 jogos, por exemplo, todos os títulos deverão ser listados na loja.

O movimento, claro, parece ser mais trabalhoso do que o habitual. Anteriormente, a Microsoft já havia criticado a Apple pelas suas diretrizes.

Mais jogos por streaming em breve

Outro serviço de jogos por streaming que chegará em breve aos dispositivos da Apple é o GeForce Now, da Nvidia. A empresa anunciou ontem que o serviço chega, também em fase beta, para iPhone e iPad. Também utilizando a alternativa de um aplicativo web, o GeForce Now será reproduzido pelo Safari.

A novidade da Nvidia permitirá, por exemplo, que jogos como “Fortnite” voltem ao iPhone. No anúncio, a empresa citou que vem trabalhando com a Epic Games “para habilitar uma versão amigável” do game para os dispositivos via streaming.

Já aqui no Brasil, a Microsoft iniciou, também nesta semana, seus testes com o xCloud. Inicialmente, os testes chegam para dispositivos Android com 32 games disponíveis na nuvem.

Via: 9to5Google