Hoje o Windows 1.0 completa 35 anos de idade. A versão final da interface gráfica do MS-DOS foi lançada pela Microsoft em um 20 de novembro de 1985. O Windows é um dos sistemas mais populares do mundo; lidera, atualmente, o mercado global com 76% de participação. 
 
No seu lançamento, dois anos antes, em 1983, Bill Gates chamou o Windows de uma extensão do MS-DOS, nas palavras dele, “um software exclusivo para usuários exigentes que querem usar seu PC para aumentar sua produtividade”. As janelas facilitaram muito o mundo da computação pessoal. Antes, os usuários tinham que digitar comandos complicados do MS-DOS na forma de C:\… Com o Windows, um mouse facilitou a vida de muita gente e se tornou padrão. 
 
No início houve certa resistência. Mas a partir do Windows 3.0, lançado em 1990, a interface ganhou maior aceitação. O Windows 3.0 já trazia gráficos com 16 cores, novos ícones para aplicativos e aparência 3D, além de novas funções. Há 5 anos, em 2015, chegou o Windows 10; hoje a versão mais recente do sistema operacional da Microsoft com mais de um bilhão de usuários em todo o mundo.