A Samsung é uma marca de bastante tradição em celulares, TVs, monitores e diversos outros eletrônicos. Por sua vez, para atender a necessidade de seu público, a marca tem produtos de diferentes segmentos, cada um com a sua própria característica.

Por sua vez, o LC24F390 é um monitor da Samsung de entrada, mas que conta com algumas detalhes que não estamos acostumados a ver em outros modelos mais simples. O Olhar Digital recebeu uma unidade deste monitor para review e conta em detalhes o que achou dele. Confira!

publicidade

Design e acabamento

Apesar de ser um monitor de entrada, algo que chama logo de cara a atenção no LC24390 é o fato de ele ser levemente curvo, o que ajuda muito em seu ângulo de visão principalmente para quem não mantém uma distância muito grande em relação a tela. Já as suas bordas não acabam sendo tão finas e possuem um acabamento mais simples.

Reprodução

publicidade

Como você já deve ter notado pela foto acima, para a maior parte de seu acabamento este monitor adota um material do tipo “black piano”, que apesar de ser bonito pode manchar facilmente e mostrar alguns riscos. Um ponto negativo do produto, por sua vez, fica para a sua base, que não conta com um “espaço” ou qualquer ferramenta que lhe ajude a esconder os fios conectados do monitor.

De forma geral, este monitor de 24 polegadas acaba sendo bastante compacto e não ocupa muito espaço tendo aproximadamente 54,78 centímetros de largura e 32,63 centímetros de altura. Além de poder ser utilizado com a sua base, ele também pode ser fixado na parede. Já outro ponto negativo deste monitor fica por conta de ele não possuir nenhum sistema de regulagem para inclinar a tela ou mudar sua altura.

publicidade

Já em sua parte traseira estão as suas principais conexões, que felizmente ficam em um local bem fácil de ser acessado. São elas:

  • 1 entrada HDMI;
  • 1 entrada VGA;
  • 1 saída P2.

Junto a elas, também está um botão, que além de ligar o monitor também serve para acessar os seus menus e configurações.

publicidade

Reprodução

Qualidade da imagem e recursos

Para a questão da imagem, o LC24390 vem com um painel IPS, que tem a freuência de 60 Hz. Assim, este monitor, apesar de ter até o suporte para a tecnologia ainda é mais recomendado para quem quer trabalhar ou para entretenimento, não se destacando tanto em jogos.

De forma geral, em meus testes, o monitor apresentou cores um tanto frias, mesmo fazendo certos ajustes. Isso não quer dizer que a sua imagem seja ruim, inclusive, algo em que ele me surpreendeu foi no seu nível de brilho, que é excelente.

Apesar de não ser tão recomendado para jogos devido a sua taxa de atualização, um destaque do LC24390 é ter o suporte a tecnlogia AMD FreeSync. Assim, quem tiver uma placa de vídeo compatível com este recurso poderá minimizar alguns problemas de tempo de resposta. Além deles, o monitor também vem com um “modo de jogo”, que ajuda a otimizar as cores.

Reprodução

Pensando em ajudar quem passa muito tempo no computador, a Samsung também traz no monitor o modo “Eye Saver” para ajudar a reduzir a missão de luz azul. Isso, inclusive, é algo muito importante hoje em dia quando passamos cada vez mais tempo nos PCs.

Apenas mais um aspecto que poderia ser melhorado no monitor fica na questão de sua densidade por pixels. Mesmo utilizando programas e jogos sempre na resolução máxima, em alguns momentos, notei que a imagem não estava tão nítida quanto poderia ser apresentada, mas isso ocorreu mais ocasionalmente.

Conclusão

O LC24390 é um monitor da Samsung simples, mas que traz algumas características importantes. A sua imagem oferece uma boa qualidade e o fato de ele ser curvo é realmente algo que ajuda bastante no dia a dia, principalmente, ao oferecer um ótimo ângulo de visão.

O único ponto que realmente me incomodou no monitor foram as suas cores um pouco frias e o acabamento simples demais. Ali, uma parte ao menos para manter os fios presos já ajudariam bastante. Ainda assim, para quem está procurando um monitor com um bom custo benefício, o LC24390 é uma ótima opção.