Apesar de ser um tanto quanto polêmico, não se pode negar que Elon Musk também é um visionário. Por suas conquistas de vida e trajetória de sucesso, o bilionário será homenageado em 1º de dezembro com o Prêmio Axel Springer. A cerimônia de entrega do reconhecimento, que ocorrerá em Berlim, contará com a presença de Musk e terá como tema “Uma Noite para Elon Musk – Missão a Marte”.

Segundo o site Tesla North, a oportunidade contará com destaques multimídia que “homenageiam o trabalho, a visão e a vida de um dos empreendedores mais criativos e engenheiros mais brilhantes da era digital”. Na oportunidade, o Ministro Federal da Saúde, Jens Spahn, também deverá discursar.

publicidade

Reprodução

Elon Musk é o quinto ganhador do Prêmio Axel Springer e receberá homenagem no próximo mês. Créditos: Kathy Hutchins/Shutterstock

publicidade

Para a premiação, foram analisados vários aspectos da vida do dono da Tesla, SpaceX, Neuralink, e outras empresas. Considerando este ponto, cabe destacar a influência de Musk na modernização da indústria automobilística por meio da Tesla. A companhia possibilitou a democratização dos carros elétricos e inova a cada lançamento desde 2004, quando seu atual dono aplicou US$ 6,3 milhões de sua fortuna pessoal no negócio.

Da mesma forma, a SpaceX tem se sobressaído no que diz respeito a missões ao espaço. A empresa já tem realizado testes reais com protótipos da Starship, que ainda neste mês poderá passar por uma prova de voo de significativa altitude. Além disso, é por meio dos serviços da SpaceX que Musk idealizou e já coloca em prática a internet banda larga de alto desempenho da Starlink, com centenas de satélites ligados na órbita da Terra formando uma única rede. A ideia do tema da noite de premiação, inclusive, pode ter vindo justamente dos investimentos do bilionário na SpaceX, afinal a intenção de Musk é utilizá-la para, em breve, colonizar Marte.

publicidade

Reprodução

Uma das empresas de sua propriedade que fez com que Musk vencesse o prêmio, foi a SpaceX. Créditos: L Galbraith/Shutterstock

publicidade

A Neuralink também se destaca no conglomerado de empresas de posse de Musk, isto porque o grupo é focado em soluções que integram homem e máquina. Uma das ideias mais recentes do proprietário da empresa foi a criação de implantes cerebrais que poderão fazer com que o homem escute músicas diretamente no cérebro. A companhia também busca por tecnologias que poderiam tratar doenças neurológicas, como Alzheimer e Parkinson, tornando-se de extrema importância para a sociedade em geral.

Musk também possui outras empresas que se destacam pelo mundo, como por exemplo a The Boring Company, que pretende mudar o transporte público e o trânsito na cidade grande por meio de túneis inovadores. A OpenAI também deve ser citada, pois se dedica à pesquisa sobre inteligência artificial e não possui fins lucrativos. O objetivo é gerar tecnologias baseadas em IA que ajudem a humanidade em várias frentes. Em 2018, Elon Musk se afastou da sociedade, mas continua a ser um dos investidores.

Prêmio Axel Springer

Musk será o quinto vencedor do Axel Springer. Segundo o site do próprio prêmio, Mathias Döpfner, CEO da Axel Springer, disse que “como um dos empreendedores mais criativos e engenheiros mais brilhantes da era digital, Elon Musk inspira uma geração inteira. Ele combina grandes visões com a vontade indomável de alcançá-las. Com PayPal, SpaceX e Tesla, Elon Musk virou indústrias inteiras de cabeça para baixo, e sua motivação é irreprimível. Ele é motivado pelo objetivo de tornar a vida melhor para a humanidade. E não em pequenos passos, mas fundamentalmente invertendo a maneira como fazemos as coisas. Com um sucesso incrível”.

O reconhecimento é promovido anualmente e os premiados anteriores foram Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook; Sir Tim Berners-Lee, inventor da World Wide WebJeff Bezos, fundador e CEO da Amazon e proprietário do Washington Post; bem como o economista e autor Shoshana Zuboff.

Via: Teslarati