Na última terça-feira, o site Bloomberg divulgou um ranking que chamou bastante a atenção. Na ocasião, Elon Musk, conhecido por empreendimentos como Tesla, SpaceX e Neuralink, foi citado como o segundo homem mais rico do mundo.

Seu patrimônio foi calculado em 136 bilhões de dólares, o equivalente a 724 bilhões de reais. Essa quantia fez ele ultrapassar Bill Gates que, até então, era o dono da segunda posição. A partir desta análise, o bilionário ficaria atrás apenas de Jeff Bezos, fundador da Amazon, com 189 bilhões de dólares – cerca de um trilhão de reais em conversão direta.

publicidade

Porém, a Forbes, que possui seu próprio ranking, questionou a informação e, a partir alguns critérios de avaliação, definiu que Musk ainda está na terceira posição.

Uma coisa que não mudou no ranking da Forbes é a posição de Jeff Bezos, que ainda está em primeiro. Na segunda posição temos Bernard Arnault, diretor-executivo da LVMH, empresa que cuida de grifes como Louis Vuitton, Dior e Givenchy. Por fim, em terceiro, temos Musk, com uma fortuna avaliada em 126 bilhões de dólares – equivalente a 671 bilhões de reais

publicidade

De acordo com a revista, a divergência ocorreu pela forma como as fortunas foram avaliadas.
Atualmente, Musk é dono de 21% da Tesla, mas colocou mais da metade disso como garantia de empréstimos pessoais. Por esse motivo, a Forbes aplicou uma espécie de desconto de 25% sobre este patrimônio.

Além disso, Musk cumpriu em outubro os requisitos para receber um quarto lote de ações da Tesla, mas a empresa ainda não certificou isso em seus resultados financeiros. Por isso a Forbes não considera este lote como parte do patrimônio do executivo.

publicidade

Por fim, Musk tem 48% da SpaceX, mas a revista desconta 10% deste patrimônio, pois se trata de uma empresa privada, ou seja, que não negocia ações na bolsa de valores. Apesar dessa divergência, o empresário da SpaceX diz não se importar com sua posição no ranking. Para ele, o mais importante é fazer grandes produtos que as pessoas amam.