EnglishPortugueseSpanish
publicidade

A Covid-19 já se mostrou uma doença bastante misteriosa. Mesmo com estudos extensos sobre o tema, novas observações surgem a todo o momento. Como é o caso de Farah Khemili, de 43 anos, nos Estados Unidos, que perdeu um dente alegadamente em decorrência do vírus.

A mulher conta que, recentemente, ao colocar uma bala de hortelã na boca, percebeu que um de seus dentes estava mole. Ao colocar a mão para confirmar isso, o dente simplesmente saiu sem qualquer dificuldade – não houve sangue e nem dor.

publicidade

Apesar de achar que a situação foi ocasionada pela bala, Khemili compartilhou o acontecido com um grupo de sobreviventes da Covid-19 ao qual se juntou após ser contaminada pela doença. Lá, ela descobriu que outras pessoas enfrentaram problemas parecidos, inclusive com alguns sintomas adicionais, como escurecimento dos dentes, sensibilidade e até pedaços quebrando sem motivo.

Ela e outros sobreviventes relataram que tiveram problemas circulatório em decorrência da doença. Por isso, suspeitam que há uma conexão com a perda de dentes. No entanto, alguns cientistas apontam que, mesmo com a falta de dados, é improvável que a Covid-19 sozinha cause os problemas dentários.

“É extremamente raro que os dentes literalmente caiam sem motivo”, disse David Okano, periodontista da Universidade de Utah, nos EUA. Apesar disso, ele destaca que problemas dentários já existentes podem ser agravados por conta da doença, principalmente se os pacientes se recuperaram de infecções graves.

Após seu dente cair, e para tentar entender o que aconteceu, a mulher foi ao dentista. Apesar de ter histórico de problemas dentários em decorrência de seu vício em cigarros, o médico não encontrou qualquer infecção na gengiva. Por isso, essa hipótese foi descartada.

publicidade

Relatos semelhantes  

Reprodução

Outros dois casos semelhantes foram relatados nos Estados Unidos. Foto: Aleksandr Grechanyuk/Shutterstock

Em outro caso semelhante, um garoto de 12 anos, que teve um caso leve da doença há alguns meses, perdeu um de seus dentes definitivos. De acordo com o ortodontista que o acompanha, seus dentes eram normais e saudáveis, o que não justificaria a queda.

Uma terceira pessoa também sofreu com isso. Trata-se de Eileen Luciano, moradora de Nova Jersey. Ela conta que, no início de novembro, enquanto usava fio dental, seu molar superior também caiu. “Essa foi a última coisa que pensei que aconteceria, que meus dentes cairiam”, comenta. 

Agora, o que Khemili espera é que seu relato sirva como um alerta para que a comunidade científica realize pesquisas e descubra o que pode ter acontecido. 

Via: The New York Times