EnglishPortugueseSpanish
publicidade

A saga do misterioso monólito encontrado no deserto de Utah (EUA) não acabou com seu recente desaparecimento. De acordo com o tabloide britânico Daily Mail, um objeto semelhante foi descoberto na colina Batca Doamnei, na cidade de Piatra Neamt, no norte da Romênia, na última quinta-feira (26).

O monólito triangular foi localizado a poucos metros de distância de um conhecido marco arqueológico da região, a fortaleza dácia de Petrodava, um forte construído entre 82 a.C. e 106 d.C. “É uma propriedade privada, mas ainda não sabemos quem é o dono do monólito”, afirma a secretária de Cultura do condado de Neamt, Rocsana Josanu. “Está em uma área protegida, em um sítio arqueológico”, completa.

publicidade

O monumento é quase idêntico ao encontrado em Utah, com exceção de desenhos em forma de “loop” em toda sua superfície. Assim como seu “irmão” norte-americano, o monólito lembra uma escultura do artista plástico John McCracken, falecido em 2011. De acordo com o The New York Times, o filho do artista confirmou que o pai havia falado sobre a criação de arte destinada a lugares remotos antes de sua morte.

A galeria David Zwirner, que exibiu trabalhos de McCracken por décadas, afirmou que o monólito seria uma dessas peças – oficialmente, porém, nada foi confirmado. Uma imagem compartilhada nas redes sociais mostra uma pilha de pedras e um pedaço de metal – tudo o que sobrou no local em que o monólito se encontrava nos EUA. Ainda não se sabe quem instalou e agora retirou o objeto do lugar.

Em comunicado, o escritório de gestão de Terras de Utah disse que não mexeu na estrutura, já que ela é considerada “propriedade privada. Não investigamos crimes envolvendo propriedade privada, isso é responsabilidade do xerife local”.

publicidade

Estranho objeto no deserto

Quando descoberta, a misteriosa peça de metal intrigou muitas pessoas e fez com que diversas especulações sobre sua origem fossem feitas. Com 3,7 metros de altura, alguns acreditavam que a estrutura foi instalada em Utah “por aliens”. Alguns outros acharam que ela era semelhante ao grande monólito visto no filme ‘2001 – Uma Odisseia no Espaço’, de Stanley Kubrick.

Até então, o local exato do objeto era um mistério, mas isso não durou muito. Grupos de internautas rastrearam as coordenadas do objeto e postaram sua localização na internet. Essa divulgação atraiu muitos curiosos ao local.

Já o objeto romeno tem uma altura de cerca de 3,9 metros e um dos seus lados está voltado para o Monte Ceahlau, conhecido localmente como a Montanha Sagrada.

Via: Daily Mail/Vice