Em breve, o Telegram permitirá chamadas de voz em grupos. O recurso está em testes na versão beta do aplicativo, tanto para iOS quanto para Android. Com essa ferramenta, todos os membros do grupo poderão conversar entre si apertando o botão de falar, assim como funciona uma conversa por walkie-talkies.

Aos poucos, o Telegram está recuperando terreno em dois pontos em que estava bastante atrasado: chamadas de áudio e vídeo. Ligações são permitidas desde 2017, mas o Telegram implementou chamadas de vídeo apenas em agosto deste ano. Entretanto, as chamadas em grupo eram uma deficiência do app, que resistia em adicionar o recurso. Agora, elas enfim estão funcionando na versão beta. Entretanto, possuem algumas diferenças das ligações comuns.

Telegram chat por voz
Telegram testa chat por voz em versão beta. Imagem: Xataka Móvil/Reprodução

Chats em grupo

As novas chamadas de voz estão agora habilitadas na versão beta 7.3 do Telegram (build 21649). Para utilizar o recurso, você e todos os participantes da chamada devem ter a versão beta instalada em seus celulares. Apenas o administrador do grupo pode iniciar uma chamada.

A ligação envolve apenas os participantes convidados pelo administrador, e só é permitida entre membros de um mesmo grupo. Assim, ainda não é possível ligar para alguém pelo Telegram e incluir outras pessoas na chamada.

publicidade

Como dito anteriormente, o chat de voz funciona de forma semelhante a um walkie-talkie: você precisa primeiro apertar o botão para que sua voz seja transmitida. Também é possível manter o botão pressionado e ocupar o canal, além de várias pessoas poderem falar ao mesmo tempo.

Telegram grupos
Apenas um administrador pode iniciar uma chamada em grupo no Telegram. Imagem: Xataka Móvil/Reprodução

Para usar a nova chamada de voz do Telegram, você precisará seguir alguns passos:

  • Faça o download da versão beta do Telegram. No Android, você pode baixá-la aqui. Já no iOS, você pode usar a versão do TestFlight
  • As chamadas funcionam apenas nos grupos, então se você quiser iniciar uma chamada, terá que criar um grupo novo ou fazê-la em um no qual você é administrador
  • Clique no nome do grupo e depois nos três pontos do menu. Ele mostrará a opção “Iniciar bate-papo por voz”. Basta clicar ali
  • Escolha se quer que todos falem (opção padrão) ou se apenas o administrador pode falar, marcando a opção “Somente administradores podem falar”. Em seguida, clique em “Criar”
  • Depois, basta convidar os participantes
  • Para deixar o chat de voz, aperte em “Sair”. O administrador pode sair da conversa sem terminá-la, deixando que ela acabe quando todos saírem, ou pode encerrá-la ao sair.
Chat em grupo Telegram
Quem criou a sala pode adicionar ou remover participantes. Imagem: Xataka Móvil/Reprodução

Inegavelmente, este é um bom complemento para os grupos, ainda que não esteja totalmente pronto. Ainda assim, facilitará o uso do aplicativo.

Via: Xataka Móvil