Um “monólito misterioso” similar aos que já foram vistos em Utah e na Romênia apareceu na manhã desta quinta-feira no topo de um monte em Atascadero, na Califórnia. O objeto está no topo da Pine Mountain, que tem cerca de 400 metros de altura, e ao contrário do monólito de Utah não está ancorado ao chão.

O jornal local “The Atascadero News” afirma que o objeto poderia ser derrubado “com um bom empurrão”, e estima o peso em 90 kg. Ele tem cerca de três metros de altura e 45 cm de largura, e é feito de três painéis de aço inoxidável que parecem soldados nos vértices. Há rebites visíveis que parecem ancorar os painéis a uma estrutura interna. O topo parece oco, e estima-se que o fundo também seja.

Segundo Ray Johnson, um morador da região que costuma percorrer trilhas no monte, o objeto não estava no topo da Pine Mountain nesta terça-feira. Oficiais locais ainda não decidiram o que fazer com o objeto. Mas se preocupam com o fato dele não estar ancorado ao chão, pois isso o torna um perigo para quem esteja nas proximidades.

Monólito misterioso e ligeiro

Este terceiro monólito misterioso apareceu um dia depois que o monólito romeno sumiu do topo do monte Batca Doamnei na cidade de Piatra Neamţ. Já o monólito de Utah desapareceu na última sexta-feira (27). Um grupo de praticantes de slackline chamado TMNT afirmou ter removido o objeto, pois o tráfego de curiosos estaria colocando em risco as frágeis formações de arenito vermelho na região.

publicidade

Ainda não se sabe se os três monólitos misteriosos estão conectados, ou se os objetos na Romênia e em Atascadero são obras de alguém tentando pegar carona na popularidade do original. Tampouco se sabe a origem do primeiro monólito.

Sua descoberta ocorreu enquanto Bret Hutchings, piloto de helicóptero, e um biólogo sobrevoavam uma região de Utah para estudar um rebanho de ovelhas. “Foi uma das coisas mais estranhas com as quais me deparei em todos esses anos como piloto”, comentou Hutchings em entrevista a uma rede local de televisão.