O aplicativo Alexa para iOS está prestes a receber um novo recurso. A Amazon está testando uma forma de fazer solicitações para a assistente virtual por meio de mensagens de texto, não apenas por voz. O recurso se chama “Digite com Alexa”.

“Digite com Alexa é um recurso de visualização pública disponível para clientes do aplicativo Alexa, que permite que você interaja com Alexa sem usar voz, o que significa que tudo o que você pode dizer para Alexa agora também pode ser digitado usando seu aplicativo móvel Alexa. Digite com Alexa está disponível para clientes iOS nos Estados Unidos ”, explicou um porta-voz da Amazon.

Essa ferramenta será interessante para quem tem uma casa inteligente. Você poderá acender ou apagar as luzes, por exemplo, mesmo se estiver em algum lugar onde não pode fazer barulho (um cinema, por exemplo).

Digite com Alexa
Página inicial do recurso Digite com Alexa. (Imagem: The Ambient/Reprodução)

Já é possível pesquisar no app por “Rotinas Alexa” e controles de dispositivos inteligentes, mas digitar no teclado também permite perguntas diretas. Se precisar atualizar sua agenda, fazer um cálculo ou procurar uma notícia, poderá fazê-lo com essa ferramenta.

publicidade

Identificado pela primeira vez pelo The Ambient, a ferramenta está disponível apenas nos EUA por enquanto, e somente para alguns usuários. Para usá-lo, basta tocar no novo ícone do teclado no canto superior esquerdo do menu principal do app.

Como funciona?

Os comandos digitados devem funcionar da mesma maneira que os verbais, mas a Amazon deixa claro que ainda é uma prévia pública e que a Alexa “ainda está pegando o jeito”. Em outras palavras, os usuários podem encontrar alguns bugs pelo caminho. Além disso, a Alexa tentará adivinhar o que você vai pedir. Por exemplo, se digitar “ligar”, ela entenderá que sua intenção é ligar a TV ou as luzes, então essas opções aparecerão como sugestões.

Digite com Alexa
Alguns exemplos de pesquisa feita pelo Digite com Alexa. (Imagem: The Ambient/Reprodução)

Digitar seus pedidos ao assistente virtual não é uma ideia nova e revolucionária – afinal, a Siri e o Google Assistente já fazem isso há anos. Mesmo assim, é bom ver que a Amazon trabalha para trazer algo parecido para seu sistema.

Por enquanto, a Amazon não deu nenhuma previsão de quando o “Digite com Alexa” chegará aos usuários ao redor do mundo, nem quando outras plataformas terão acesso ao recurso.

Via: The Verge