EnglishPortugueseSpanish

Já imaginou ter acesso a uma espécie de atlas do universo, com a visão de três milhões de galáxias? Pois é exatamente isso que astrônomos australianos desenvolveram por meio do radiotelescópio Australian Square Kilometer Array Pathfinder (Askap, na sigla em inglês). O mapeamento do amontado de galáxias levou apenas 300 horas para ser finalizado e pode, inclusive, ser visto aqui em 360º.

A iniciativa é da agência científica nacional da Austrália, a CSIRO, que levou 12 dias para finalizar os trabalhos. Por meio de ondas de rádio emitidas pelo Askap, que teve acesso a um amplo campo de visão do céu, foi possível gerar imagens de dois milhões de galáxias já conhecidas.

Surpreendentemente, durante os estudos, os pesquisadores encontraram mais um milhão de galáxias que ainda não tinham sido identificadas anteriormente.

Criação do atlas do universo

Primeiro, a agência obteve um arquivo de 13,5 exabytes de dados brutos. Este volume de informações foi processado com a utilização de hardware e software personalizados pela CSIRO. Sendo assim, o supercomputador Galaxy foi o responsável por converter os dados em imagens de rádio 2D contendo um total de 70 bilhões de pixels.

Em conclusão, as 903 imagens finais e informações de suporte somaram 26 terabytes de dados e resultaram em uma cobertura de 83% de todo o céu.

Ainda cabe destacar que o atlas é o primeiro grande levantamento realizado pelo Askap, que possui 36 antenas.

“O Askap está aplicando o que há de mais moderno em ciência e tecnologia a questões antigas sobre os mistérios do universo e equipando astrônomos ao redor do mundo com novos avanços para resolver seus desafios”, afirmou o presidente-executivo da CSIRO, Larry Marshall.

A ministra da Indústria, Ciência e Tecnologia da Austrália, Karen Andrews, ressaltou a capacidade de líder mundial do Askap em radioastronomia. “Askap é um grande desenvolvimento tecnológico que coloca nossos cientistas, engenheiros e indústria no banco do motorista para liderar a descoberta do espaço profundo para a próxima geração”, afirmou.

Askap possui tecnologia de radioastronomia e pode ser um dos líderes do ramo no mundo, segundo autoridades da Austrália. Créditos: CSIRO/Divulgação

Importância da descoberta

O atlas desenvolvido por meio do Askap é inovador, considerando o pouco tempo para ser finalizado. Outros estudos na mesma natureza levaram anos para serem concluídos. Além disso, a observação rápida e de perto das galáxias podem lançar luz sobre seu comportamento, criação e desenvolvimento ao longo da anos.

“Este censo do universo será usado por astrônomos de todo o mundo para explorar o desconhecido e estudar tudo, desde a formação de estrelas até como as galáxias e seus buracos negros supermassivos evoluem e interagem”, destacou o autor principal da pesquisa e astrônomo da CSIRO, David McConnell.

Via: CSIRO