A série Need For Speed faz bastante sucesso desde os anos 90 com seus jogos de corrido repletos de carros potentes. Já para 2020, ao invés de lançar um game novo, a Eletronic Arts optou por trazer o “Need For Speed Hot Pursuit Remastered”, uma nova versão de um jogo que foi lançado originalmente em 2010.

Ele, é claro, traz algumas melhorias em relação ao título original nos gráficos, além de alguns conteúdos extras. O Olhar Digital recebeu uma cópia “Need For Speed Hot Pursuit Remastered” e te conta a seguir o que achou dele nesta análise. Confira!

Sem muita história

Apesar de ser uma franquia de corrida, muitos dos títulos da saga Need For Speed possuem uma história para tentar chamar a atenção do jogador com alguns personagens em destaque. Neste quesito, por sua vez, o Need For Speed Hot Pursuit não traz nenhum personagem em evidência.

Aqui, logo no começo, você apenas é informado de que está em uma ilha onde ocorrem diversas corridas ilegais. Assim, para se livrar do problema, as autoridades da ilha resolveram dar carros melhores e equipamentos especiais para que a polícia seja mais eficaz na hora de realizar as perseguições.

publicidade
Need For Speed Hot Pursuit Remastered - HIstória

Já um ponto em que a EA acerta em cheio nesta versão do Need for Speed é que você pode controlar tanto os corredores ilegais quanto os policiais. Além da pequena história vista acima, antes de iniciar uma corrida ou perseguição, você também tem acesso a uma descrição do porque correrá, mas isso não adiciona muita coisa a história principal.

Need For Speed Hot Pursuit Remastered - Descrição da corrida

Carros e pistas em uma boa quantidade

Se a história não é o ponto forte, felizmente, esse título traz mais de 70 carros em seu acervo e um grande número de pistas. Devido ao sistema de progressão, do qual falamos mais acima, você sempre irá querer correr mais para desbloquear tudo.

Já um ponto que pode desapontar muitos fãs de Need For Speed, é que essa versão do jogo não traz muitas opções para os carros serem personalizados. De forma geral, o que você mais pode fazer é trocar as suas cores, mas sem instalar equipamentos ou algo do tipo.

Need For Speed Hot Pursuit Remastered - Cores dos carros

Apesar de você ficar em apenas uma ilha, Need For Speed Hot Pursuit Remastered conta com um número generoso de pistas, que as vezes contém até mais de um tipo de corrida.

Need For Speed Hot Pursuit Remastered - Corrida

Não apenas isso, ainda na questão de estar em apenas uma ilha não significa que o jogo não tem variedade. Pelo contrário, as pistas possuem cenários bem diferentes, que vão desde clima secos até corridas com um pouco de neve.

Need For Speed Hot Pursuit Remastered - Corrida 2

Não basta só correr, mas saber usar suas armas

Um ponto de destaque em Need For Speed: Hot Pursuit Remastered fica para o seu sistema de progressão, que apesar de continuar praticamente o mesmo, está mais divertido. Após terminar cada corrida, o seu piloto ou policial acaba subindo de nível, que na prática não oferecem mais habilidade ou coisa do tipo.

Entretanto, ao correr e fechar mais objetivos, você acaba desbloqueando mais carros e armadilhas ou até mesmo armas, que podem ser úteis para capturar os corredores ilegais ou para despistar os policiais. Por se tratar de um remaster, esta versão do jogo já vem com todo o conteúdo lançado para o game original, que acaba lhe dando muitos mais itens e deixa a sensação de progressão bem mais rápida.

Need For Speed Hot Pursuit Remastered - Perseguição

Apesar de você ter diversas armas a disposição, nem sempre você poderá decidir qual delas equipar, o que é uma pena. Já para as corridas não ficarem desbalanceadas, todas as armas ou armadilhas possuem um tempo de recarga para que possam ser novamente utilizadas.

Uma jogabilidade arcade e divertida

Sendo bem fiel as suas origens, o Need For Speed: Hot Pursuit Remastered traz uma jogabilidade do tipo arcade, em que dificilmente você precisará muito do freio para conseguir manter o seu carro na pista. Já para fazer as curvas, é claro, você deverá abusar bastante do drift.

Já por Need For Speed Hot Pursuit ser desenvolvido pela equipe da Criterion, de Burnout, o jogo também traz alguns elementos desta outra franquia, mas em uma escala bem baixa. Por exemplo, o ideal é que você acabe desviando da maioria dos carros (a não ser na hora de perseguir alguém correndo ilegalmente), mas você pode usar uma batida, por exemplo, para tirar um policial de sua cola. Inclusive, o jogo, as vezes, até te dará pontos por isso.

Need For Speed Hot Pursuit Remastered - Carro da polícia destruído

Apesar de trazer uma jogabilidade bem divertida, quem estava esperando por inovação neste quesito, pode se sentir um pouco desapontado, já que o game traz basicamente a mesma experiência do título original. Pessoalmente, eu não vejo isso como um problema, mas alguns pontos não envelheceram tão bem assim.

Por exemplo, a maioria dos carros de Need For Speed Hot Pursuit: Remasteres possuem a mesma jogabilidade. Ou seja, você quase não sente a diferença de fazer uma curva com um ou outro carro.

Já o ponto que mais me incomodou mesmo foi o da inteligência artificial de seus inimigos, que claramente seguem um script. Por exemplo, no meio de uma corrida, geralmente, você estará entre o bloco do segundo-quarto colocado, mas quando o oponente em primeiro lugar chegar perto do fim, ele tirará o pé do acelerador para que você acabe em primeiro lugar.

Uma evolução gráfica discreta

Quando se fala em um remaster, geralmente, se espera o melhor de um jogo e nesse ponto o Need For Speed: Hot Pursuit Remastered só traz uma experiência mista. Se for comparado em relação ao jogo original, em uma olhada rápida, este novo título não surpreende tanto nos detalhes gráficos que praticamente continuam os mesmos.

Isso, entretanto, não quer dizer que Need For Speed Hot Pursuit Remastered seja um jogo feio, já que o seu título original não é tão antigo assim e envelheceu bem. Alguns detalhes, como os reflexos do jogo realmente estão bem superiores e até certas texturas.

Need For Speed Hot Pursuit Remastered - Corrida 3

Entretanto, ao parar para observar uma paisagem e em diversos pontos do cenário, você verá que o jogo ainda permanece praticamente o mesmo e dá certos sinais de idade. Inclusive, algumas cut-scenes parecem que não foram retrabalhadas e que estão com bugs ou com a mesma qualidade de quando foram lançadas ainda em 2010.

Modo multiplayer

Já algo que deve alegrar os jogadores desta nova versão é o modo multiplayer, que apesar de continuar praticamente o mesmo, está mais movimentado e traz certas novidades. Uma delas, por exemplo, fica para o crossplay, que permite partidas com jogadores de diferentes plataformas.

No total, são 5 tipos de partidas que podem ser realizadas de forma online, que vão desde perseguições policiais até corridas ilegais sem as intervenções das autoridades. Já o lobby para elas pode ter até 8 jogadores.

Em meus testes, eu não tive nenhum problema nas partidas, que ocorreram sem nenhum lag. Inclusive, a grande maioria delas, foram feitas com o crossplay ativado.

Conclusão

O Need For Speed Hot Pursuit Remastered é um jogo extremamente divertido e com conteúdo de sobra para nenhum fã de corrida colocar defeito nele. Entretanto, é inegável que nós gostaríamos de ter visto um remaster mais trabalhado.

Na questão gráfica, o jogo não faz feio, como você deve ter visto nas imagens acima, mas ele ainda está abaixo de outros títulos atuais (incluindo remasters no meio). Não apenas isso, apesar de ter bastante conteúdo, o jogo traz na maioria das vezes conteúdos que já existiam e não que foram criados para o remaster.

Assim, podemos afirmar que o Need For Speed Hot Pursuit Remastered é um bom jogo, mas ele fica sendo recomendado para quem não teve contato com o jogo original, já que a experiência oferecida por ele é quase a mesma.

Para testar o game, a Eletronic Arts enviou ao Olhar Digital uma cópia do jogo para PC.