O sistema de pagamento instantâneo PIX, lançado em novembro, passou a ter mais uma função que promete dar mais praticidade ao contribuinte. A partir de agora, o pagamento de tributos fiscais poderá ser feito através da modalidade, graças a uma parceria entre a Receita Federal e o Banco do Brasil.

Por meio de um QR code, que pode ser lido pela câmera de um smartphone, será possível pagar o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), por exemplo, direto no app de qualquer banco. O procedimento, de acordo com o Banco Central, é efetuado em até dez segundos.

No momento, apenas as empresas obrigadas a entregar a Declaração de Débitos e de Créditos Tributários Federais, Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb) poderão utilizar o PIX para quitar os tributos fiscais, mas o objetivo é estender para outros empregadores.

Mulher pagando conta com o celular usando QR code
Documentos fiscais ganharão QR code para pagar utilizando o PIX. Imagem: Stock-Asso/Shutterstock

Além de ser incluído no Darf, o QR code também passará a constar no Documento de Arrecadação do eSocial (DAE), utilizado por empregadores domésticos, ainda em dezembro. Em janeiro, será a vez do Documento de Arrecadação do Simples Nacional. Até o final de 2021, todos os documentos de arrecadação deverão integrar o QR code para pagamento com PIX.

publicidade

PIX no WhatsApp

Em menos de um mês de funcionamento pleno, o PIX tem ganhado cada vez mais espaço. Dias depois de seu lançamento, ele passou a ser usado como alternativa de pagamento no PagTesouro, plataforma digital do Tesouro Nacional. Casas lotéricas também adotaram o sistema para pagamento de apostas.

As transações via WhatsApp, aplicativo de mensagens mais utilizado no país, também devem dar mais força ao pagamento digital. Com o recurso, será possível pagar e receber diretamente em janelas de conversas, sem precisar acessar apps de bancos, bastando informar as chaves cadastradas e o valor. O Banco do Brasil foi o primeiro a adotar a modalidade.

Via: Agência Brasil