EnglishPortugueseSpanish

Cientistas criam uma nova maneira de fazer oxigênio em Marte

Redação 4 de dezembro de 2020
publicidade

Se os humanos têm o objetivo de visitar Marte, será necessário encontrar maneiras de produzir recursos cruciais para a vida enquanto estiverem lá como é o caso do oxigênio.


Para ajudar nisso, um novo estudo liderado por Pralay Gayen, da Universidade de Washington, testa um dispositivo que pode explorar o perclorato de sódio, um tipo de sal que acredita-se existir em solo marciano. O que essa criação faz é dividir a água presente nesse elemento, produzindo oxigênio puro e hidrogênio.

publicidade

Para testar se essa ideia é viável, os pesquisadores construíram um dispositivo de eletrólise que funcionou em condições semelhantes às de Marte. Por meio de uma reação química, a salmoura de dentro do dispositivo fluía por todo o corpo da criação e se dividia em oxigênio puro no lado do ânodo e hidrogênio no lado do cátodo.


O aparelho conseguiu produzir cerca de 25 vezes mais oxigênio do que sua contraparte, batizada de Moxie, e que foi criada para a missão Mars 2020 com o mesmo objetivo.


Mais testes devem ser feitos para garantir que o aparelho pode resistir por longos prazos, sem que seu desempenho seja degradado com o tempo. O que nos resta é aguardar para ver se essa será uma forma plausível para produção de oxigênio em Marte.

publicidade