EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Em 2017, o Google lançou o Files Go, seu próprio gerenciador de arquivos. Algum tempo depois, o app foi renomeado para Files – e continua dessa forma até hoje. Agora, uma nova funcionalidade permite que os usuários recuperem arquivos importantes, mesmo que já tenham sido excluídos.


Assim como acontece com o serviço de fotos, o Files ganhará uma lixeira, que pode ser acessada pelo menu lateral. Com isso, os arquivos excluídos ficarão por lá durante 30 dias. Após esse período, eles serão eliminados completamente.

publicidade


Embora a funcionalidade ainda não tenha uma data oficial de lançamento, a versão mais recente do app dá indícios de que a espera não será tão longa.

Conhecida como 1.0.345, essa variante inclui outras melhorias, como alteração na reprodução de áudio em segundo plano e um novo recurso que ajuda a detectar capturas de tela antigas que estejam perdidas no smartphone.

Novidades Android

Nas próximas semanas, usuários de Android terão acesso a cinco novos recursos que prometem ajudar em diversas áreas do smartphone. O Google revelou que vai aprimorar a navegação pelo Maps, as maneiras de combinar emojis do Gboard, o Voice Access, os audiolivros do Google Play e o compartilhamento de arquivos pelo Nearby Share.

Começando pelo Google Maps, o aplicativo de mapas vai receber uma guia chamada ‘Go’, em que os usuários poderão navegar diretamente para seus lugares favoritos sem a necessidade de inserir um endereço. Para isso, trajetos como escola ou trabalho devem ser inseridos previamente dentro do aplicativo. A partir disso, o tráfego em tempo real, as interrupções e todas as direções serão mostradas.

publicidade
Rotas poderão ser salvas para se ter acesso rápido. Foto: Google/Reprodução

Também é possível marcar uma rota de transporte público para acompanhar os horários de partidas e chegadas – além de quaisquer atrasos possíveis. De acordo com a empresa, a novidade chega aos dispositivos Android e iOS “nas próximas semanas”.

Em relação aos emojis, os usuários terão à disposição mais opções de “mistura” dos personagens. Atualmente, o Gboard conta com algumas centenas de combinações exclusivas. A ideia do Google é expandir isso para mais de 14 mil.

Será possível selecionar dois emojis para ver as combinações sugeridas. Caso os selecionados sejam iguais, outras variações serão mostradas. A funcionalidade já está disponível para o Gboard beta, mas finalmente deve chegar para a versão estável do teclado da empresa.

Usuários terão à disposição novas combinações de emojis. Imagem: Google/Reprodução

O Google também fez algumas mudanças em seus audiolivros da Play Store, isso pode fazer com que mais conteúdo seja disponibilizado na plataforma. Isso porque a empresa ofereceu às editoras dos Estados Unidos e Reino Unido uma nova ferramenta narradora que é gerada automaticamente, que pode ser usada para criar versões em áudio de livros que atualmente não possuem essa variante. A novidade está em fase de testes e deve chegar para todas as editoras no começo de 2021.

O controle do dispositivo por voz também foi aprimorado. Agora, todos os dispositivos rodando Android 6.0 ou superior, com ajuda do aprendizado de máquina, terão novas formas de usar a fala para controlar elementos da interface de usuário, como os ícones de aplicativos.

Navegação por voz será aprimorada. Imagem: Google/Reprodução

O Nearby Share também receberá um upgrade e passará a permitir que usuários façam o compartilhamento direto de aplicativos da Play Store com outros aparelhos Android que estejam próximos. Os apps serão enviados usando qualquer método que os dois telefones considerem mais rápido: Bluetooth, Bluetooth Low Energy, WebRTC ou Wi-Fi ponto a ponto.

Via: Android Police