A SpaceX fará nesta terça-feira o primeiro voo de grande altitude de um protótipo da Starship, espaçonave que pretende usar no futuro para missões tripuladas à Lua e eventualmente a colonização de Marte.

O evento será transmitido ao vivo no canal da empresa no YouTube. Inicialmente programado para as 11h (horário de Brasília), o lançamento foi adiado para as 13h, e depois para um horário “a ser definido”, já que a equipe ainda trabalha em preparativos.

publicidade

A expectativa é que durante o teste o protótipo SN8 chegue a 15 km de altitude. Embora não seja nem de longe o suficiente para atingir o espaço, que oficialmente “começa” a 100 km, é muito mais do que os voos anteriores da SN5 e SN6, que chegaram a 150 metros.

Segundo a empresa, este voo suborbital foi projetado para testar vários objetivos, entre eles o desempenho dos três propulsores Raptor, a capacidade aerodinâmica do veículo (incluindo o comportamento das aletas presas ao seu corpo), e como ele lida com a transição entre combustíveis. A espaçonave também tentará fazer uma “cambalhota” no pouso, o que seria algo inédito em um veículo deste tamanho.

publicidade

Sucessos em 2020

Apenas neste ano a SpaceX completou dois testes de baixa altitude com os protótipos SN5 e SN6 da Starship, e acumulou 16.000 segundos (quase quatro horas e meia) de tempo de funcionamento dos propulsores Raptor durante 330 testes em solo, incluindo múltiplos testes de disparo estático (quando os propulsores são acionados com o foguete preso ao solo) e quatro testes de voo.

Segundo a empresa, o ritmo da produção está se acelerando, e 10 protótipos da Starship já foram construídos. O nono protótipo, SN9, já está quase pronto e a empresa agora tem duas plataformas de lançamento ativas, para acelerar os testes durante o processo de desenvolvimento.

publicidade
Decolagem da Starship SN5, primeiro protótipo a voar, em agosto deste ano. Imagem: SpaceX

Rumo a Marte

A Starship é atualmente a prioridade máxima da SpaceX e seu fundador e CEO, Elon Musk, está “altamente confiante” que sua empresa levará pessoas a Marte em 2026 ou até antes. “Em 2024, se tivermos sorte”, completou o empresário, em entrevista durante o Axel Springer Award. Musk ainda expressou seu desejo de realizar uma viagem interplanetária e morrer em Marte. “Só não no impacto”, brincou.

Na decolagem da Terra a Starship será impulsionada por um foguete Falcon Super Heavy, também da SpaceX. Os dois veículos serão totalmente reutilizáveis: o foguete retornará à Terra logo após a decolagem e a espaçonave será capaz de voar entre as órbitas da Terra e de Marte, afirmou Musk.

publicidade

Segundo ele, a SpaceX pretende construir 100 Starship por ano para enviar cerca de 100 mil pessoas da Terra para Marte, toda vez que as órbitas dos planetas se alinharem favoravelmente, algo que acontece uma vez a cada dois anos. O objetivo é ter uma colônia com 1 milhão de habitantes no planeta, já em 2050.

Elon Musk acredita que os primeiros colonos viverão em “redomas habitáveis” na superfície de Marte

A distância entre a Terra e Marte fica razoavelmente próxima a cada 26 meses. A ideia de Musk é carregar mil naves e enviá-las ao longo de um mês em horários específicos. Mesmo sendo uma distância “próxima”, os tripulantes terão de passar alguns meses a bordo da nave até chegar ao destino.

Quando perguntado como as pessoas seriam selecionadas para a viagem, Musk tuitou: “Todos que desejarem ir, podem, com empréstimos disponíveis para quem não tem dinheiro”. O CEO ainda disse que haverá muitos empregos por lá.