Uma instalação bastante polêmica no Design Museum, em Londres, chamou muita atenção. Isso porque, o projeto usou células humanas e sangue para cultivar o chamado “bife de Ouroboros”, uma carne criada em laboratório.

O principal objetivo dessa iniciativa era o de criticar o uso crescente de células vivas de animais pela indústria da carne. Mas, isso acabou gerando um debate turbulento sobre a bioética e as armadilhas da crítica artística.

publicidade

Após o projeto começar a ser exibido, o Orkan Telhan, criador da obra e professor associado da Stuart Weitzman School of Design, da Universidade da Pensilvânia, foi acusado de “promover o canibalismo” e começou a receber diversas ameaças por e-mail.

O artista revela que, enquanto mensagens de ódio chegavam à caixa de entrada de seu e-mail, outra grande parcela de pessoas parecia interessada em saber como comprar um kit para desenvolver carne a partir de suas próprias células. Mas, segundo ele, por enquanto, não há planos de levar ao mercado a carne feita de células humanas.