O celular cada vez mais é um aliado importante no dia a dia das pessoas para inúmeras tarefas. Já para ajudar ainda mais as pessoas que estão impedidas de falar ou com os movimentos debilitados, o Google criou o aplicativo chamado “Google Look to Speak”.

Como o seu nome sugere, ao usar a câmera de um celular com o sistema Android, este aplicativo é capaz de interpretar frases ou pedidos ao identificar os movimentos dos olhos das pessoas. O Olhar Digital já testou o aplicativo e conta a seguir como configurar e usar o Google Look to Speak.

Como usar o Google Look to Speak

Antes de já sair pronto para usar, o Google Look to Speak precisa ser configurado corretamente no Android tanto para ter acesso as permissões necessárias quanto para as frases que ele deverá interpretar. Confira:

1. Acesse a Google Play através deste link para baixar o app;

publicidade

2. Abra o aplicativo normalmente pela primeira vez e toque em “Allow”. Então, conceda a permissão necessária para ele ter acesso a câmera do celular;

Como usar o Google Look to Speak - Passo 1

3. Prossiga com a explicação em vídeo de como o Google Look to Speak funciona. Ela só está disponível em inglês;

Como usar o Google Look to Speak - Passo 2

4. Posicione a sua cabeça no círculo indicado e clique na seta para prosseguir;

Como usar o Google Look to Speak - Passo 3

5. Na nova tela, mova os seus olhos para as direções indicadas e veja se o aplicativo está identificando todos os movimentos deles.

Como usar o Google Look to Speak - Passo 4

Agora que o Google Look to Speak já está com a permissão necessária para funcionar, antes de começar a usá-lo efetivamente, é necessário editar as frases de acordo com a sua necessidade. Para isso, siga estes passos:

1. Na tela inicial do aplicativo, toque no ícone representado por “três linhas” e vá em “Edit phrasebook”;

Como usar o Google Look to Speak - Passo 5

2. Na lista de frases, toque no ícone do “lápis” ao lado da ação desejada e coloque a frase que você quer. No exemplo abaixo, nós trocamos o “Hello” pelo “Olá”, ou seja, apenas traduzimos uma ação que já vinha pré-definida;

Como usar o Google Look to Speak - Passo 6

3. Após ter feito as adaptações necessárias, ajuste a ordem das frases. Nesta etapa, lembre-se de deixar as frases mais usadas no topo.

Como usar o Google Look to Speak - Passo 7

De volta à tela principal do aplicativo, assim como sugere a imagem abaixo, você deverá olhar para os lados até selecionar o que deseja dizer. Caso tenha feito alguma escolha errada ou queira cancelar a ação, basta olhar para cima.

Como usar o Google Look to Speak - Passo 8

Pronto! Agora, você já sabe como usar o Google Look to Speak que pode ser de grande ajuda para as pessoas que estão impedidas de falar.