Sem poder sair de casa nos momentos de folga durante boa parte do ano, a pandemia de Covid-19 deu para algumas pessoas a oportunidade de resgatar certos hábitos, como por exemplo ler bons livros.  E se você não sabe por onde começar, Bill Gates tem algumas recomendações.

Todos os anos, o fundador da Microsoft – e uma das pessoas mais ricas do mundo – aponta os livros que mais gostou nos últimos doze meses. Em seu blog pessoal, o empresário listou “5 bons livros para um ano péssimo”. “Em um ano como este, às vezes você quer se aprofundar em uma questão difícil. Outras vezes, você precisa de uma pausa”, comentou Gates, sobre as indicações.

Os temas variam bastante. Desde debates sobre o racismo sistêmico (“escolhi ir mais fundo em um assunto difícil, como as injustiças que estão por trás dos protestos Black Lives Matter deste ano”, comenta), passando por livros de história, ciência e empreendedorismo. Confira a lista (e o que está disponível no Brasil) e os comentários de Gates sobre cada título:

“A Nova Segregação”. Imagem: Boitempo Editorial/Reprodução

“A nova segregação – Racismo e o encarceramento em massa” – Michelle Alexander

Publicado originalmente em 2010, este livro desafiou a noção de que o governo de Barack Obama apontava para a chegada de uma nova era pós-racial nos EUA. Com mais de 600 mil exemplares vendidos, “A nova segregação” permaneceu na lista de mais vendidos do The New York Times por mais de 120 semanas.

publicidade

“Como muitos brancos, tentei aprofundar minha compreensão do racismo sistêmico nos últimos meses. O livro de Alexander oferece um olhar revelador sobre como o sistema de justiça criminal visa injustamente as comunidades de cor, especialmente as comunidades negras”, afirma Gates.

“Por que os generalistas vencem em um mundo de especialistas”. Imagem: Globo Livros/Reprodução

“Por que os generalistas vencem em um mundo de especialistas” – David Epstein

Entender de vários assuntos ao mesmo tempo pode ajudar profissionais a resolver desafios por meio da conexão entre áreas e ideias, a princípio, incompatíveis. Epstein sugere que em um mundo cada vez mais especializado, os profissionais mais valorizados e mais bem-sucedidos em suas áreas de atuação são os generalistas, que transformam seus interesses em múltiplas áreas em carreiras de sucesso.

“Comecei a acompanhar o trabalho de Epstein depois de assistir sua fantástica palestra TED de 2014 sobre desempenho esportivo. Neste livro fascinante, ele argumenta que, embora o mundo pareça exigir cada vez mais especialização – em sua carreira, por exemplo – o que realmente precisamos é de mais pessoas que começam de maneira ampla e abraçam diversas experiências e perspectivas enquanto progridem”, conta Gates.

O empresário ainda acredita que essas ideias ajudam até a explicar parte do sucesso da Microsoft. “Contratamos pessoas que tinham grande amplitude em seu campo e em todos os domínios. Se você é um generalista que já se sentiu ofuscado por seus colegas especialistas, este livro é para você”, completa.

“O Esplêndido e o Vil”. Imagem: Intrínseca/Reprodução

“O Esplêndido e o Vil – Uma saga sobre Churchill, família e resistência” –  Erik Larson

Esse livro conta como o primeiro-ministro Winston Churchill incutiu no povo britânico “a arte de não temer” durante os dias mais sombrios da Segunda Guerra Mundial. Baseado em documentos originais de arquivos, relatórios de espionagem secretos e diários, o livro narra como Churchill manteve a nação unida e convenceu o presidente americano Franklin Roosevelt de que era um aliado valioso.

“Às vezes, os livros de história acabam parecendo mais relevantes do que seus autores poderiam imaginar”, avalia Gates, que compara o medo que os cidadãos ingleses sentiram enquanto a Alemanha bombardeava o país com a ansiedade que a sociedade experimenta com a Covid-19. “Larson dá a você uma noção vívida de como era a vida para os cidadãos comuns durante este período terrível, e ele faz um ótimo trabalho traçando o perfil de alguns dos líderes britânicos que os acompanharam durante a crise, incluindo Winston Churchill e seus conselheiros próximos”.

“O Espião e o Traidor”. Imagem: D. Quixote/Reprodução

“O Espião e o Traidor: A Maior História de Espionagem da Guerra Fria” – Ben Macintyre

Mais um drama histórico. Oleg Antonyevich Gordievsky era coronal da KGB, tendo servido na Escandinávia, em Moscou e na Grã-Bretanha sem qualquer mancha na sua folha de serviços. Mas tinha um segredo: também era espião britânico. “A recontagem de suas histórias por Macintyre não vem apenas de fontes ocidentais (incluindo o próprio Gordievsky), mas também da perspectiva russa. É tão emocionante quanto meus romances de espionagem favoritos”, avalia Gates.

“Breath from Salt”. Imagem: BenBella Books/Reprodução

“Breath from Salt: A Deadly Genetic Disease, a New Era in Science, and the Patients and Families Who Changed Medicine Forever” – Bijal P. Trivedi

Da lista de Gates, o único livro que não foi lançado no Brasil documenta a história de inovação científica que melhorou a vida de quase todos os pacientes com fibrose cística e suas famílias. “Este livro é verdadeiramente edificante e especialmente significativa para mim porque conheço famílias que se beneficiaram com os novos medicamentos descritos neste livro. Suspeito que veremos muito mais livros como este nos próximos anos, à medida que milagres biomédicos emergem dos laboratórios em um ritmo cada vez maior”, afirma Gates.