A alta demanda pelo novo console da Sony tem levado gangues de criminosos no Reino Unido a realizar assaltos audaciosos. Elas estão invadindo caminhões em movimento e roubando PlayStation 5 no melhor estilo “Velozes e Furiosos”.
Segundo o jornal inglês The Times, só neste ano foram registrados 27 assaltos deste tipo, todos tendo como alvo caminhões levando cargas de alto valor. Entre elas PlayStation 5, TVs, smartphones e até mesmo cigarros ou cosméticos.
O modo de operação é sempre o mesmo: os criminosos agem em quatro carros. Um deles se posiciona em frente ao caminhão que será a vítima, para reduzir sua velocidade. Outros dois cercam o caminhão pelos lados, para que não tenha como fugir. Então um quarto carro, vindo de trás, se aproxima o máximo possível do caminhão.
Um criminoso sai deste quarto carro através do teto solar, anda sobre o capô e se agarra ao baú do caminhão, que abre usando um pé-de-cabra ou ferramentas elétricas. Uma vez dentro do baú ele pega os itens desejados e os transfere para os carros dos comparsas.
O fato de que caminhões de entrega no Reino Unido geralmente tem pouca segurança e a distração dos motoristas os torna alvos fáceis para os criminosos.
Mas o The Times suspeita que possa haver participação dos motoristas ou funcionários das transportadoras nos ataques, já que os bandidos precisam saber a rota exata que os caminhões irão percorrer, quando farão o percurso e que produtos carregam.
Roubando PlayStation 5 durante a entrega
Também no Reino Unido, clientes da Amazon têm relatado que o conteúdo da caixa de suas encomendas do PlayStation 5 foi roubado ou substituído. Os relatos têm sido publicados em redes sociais, como no Twitter, e em fóruns, como no Reddit.
Os relatos, na maioria dos casos, são seguidos de imagens. Um usuário publicou no Twitter que recebeu um pacote de arroz de 5 kg em uma caixa de papelão. “Fui abrir meu PlayStation 5 que comprei da @AmazonUK e encontrei isso! Alguém o substituiu por arroz!”. Outra usuária mostrou que recebeu comida de gato no lugar do console.
Em comunicado, a Amazon reconheceu os problemas com entregas do PlayStation 5 e prometeu consertar todos os casos. “Lamentamos muito por isso e estamos investigando exatamente o que aconteceu”, escreveu um porta-voz. A empresa também citou que o problema em questão afetou “uma pequena parte desses pedidos”.
A companhia solicita aos clientes do Reino Unido que tiveram problemas com a entrega que entrem em contato para obter ajuda.
Fonte: The Times