

Se você tivesse que resumir 2020 em algumas palavras, provavelmente seria: ‘coronavírus‘, ‘lockdown‘, ‘auxílio emergencial‘, ‘Donald Trump‘, ‘Among Us‘ e ‘Maradona’. Como sabemos disso? Porque foi o que você fez, eu fiz, todos fizemos, ao buscar esses termos no Google ao longo do ano para a retrospectiva 2020.
Como é tradição, o buscador divulgou a lista dos termos mais pesquisados no Brasil, e não deu outra, foi o ano do Covid-19. “Embora ‘coronavírus’ seja a pesquisa mais popular no mundo e no Brasil, também pesquisamos pela primeira vez sobre a expressão ‘lockdown’ e logo buscamos respostas sobre o seu significado, assim como aconteceu para ‘o que é pandemia?’ e ‘o que é quarentena?’”, afirma a empresa.
O Trends também apontou que o brasileiro atrás de informações sobre com sobreviver financeiramente nesses tempos difíceis, buscando “cadastro único” e “auxílio emergencial”. Isolados, os usuários procuraram por novos hábitos, como fazer exercícios em casa, montar uma horta e aprender novas habilidades, como tocar violão e novas línguas. “Como fazer máscara de tecido” também foi tendência no ano, assim como receitas de pão caseiro.
A política dominou a busca por celebridades, com a lista da retrospectiva 2020 liderada pelo presidente norte-americano, Donald Trump, que tentou – e perdeu – a reeleição. Seu adversário, Joe Biden, ficou em terceiro entre os termos mais pesquisados. O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta e o ex-ministro da Justiça Sergio Moro foram os brasileiros com melhor colocação, com o ditador norte-coreano Kim Jong Um fechando o top 5.
As lendas do esporte Diego Maradona e Kobe Bryant ficaram em primeiro e terceiro, respectivamente, entre os mortos mais buscados do ano. Os atores Tom Veiga (que fazia o Louro José), Naya Rivera (de “Glee”) e Flávio Migliaccio também estiveram entre os mais pesquisados.
Na retrospectiva 2020 de entretenimento, “Among Us”, “Valorant” e “The Last of Us 2” lideraram entre os games, e o “BBB 2020”, a CNN Brasil e “A Fazenda 2” foram os primeiros na categoria TV. “Quem matou Max”, o maior mistério da novela “Avenida Brasil”, que foi reprisada este ano, foi a pergunta mais feita no Google.