Uma equipe de pesquisadores do Google Research revelou recentemente um projeto bastante interessante, que promete usar inteligência artificial para permitir que pessoas cegas consigam se guiar por alguns caminhos sem qualquer assistência: o Project Guideline.


A iniciativa consiste em um smartphone conectado à internet e um par de fones de ouvido que devem ser colocados. O celular, que fica fixo na cintura, é usado para olhar para o chão em busca de uma linha amarela pintada previamente para servir como guia.

publicidade


Em seguida, as informações do telefone são enviadas para um aplicativo conectado diretamente a um servidor do Google onde são processadas continuamente. A partir disso, o sinal volta para o celular do indivíduo e é convertido em tons de áudio que são reproduzidos nos ouvidos do corredor.


Em um exemplo, caso o usuário vire muito para a esquerda, o tom ficará mais algo no ouvido esquerdo – o contrário também ocorre. A inteligência artificial é necessária porque as condições do mundo real são bastante variáveis.

publicidade


O software precisa ser capaz de rastrear a linha pintada mesmo se o corredor estiver em alta velocidade, além de precisar se ajustar às mudanças nas condições de luz ou eventos inesperados, como folhas cobrindo parcialmente a linha.

Em um teste feito por Thomas Panek, corredor e presidente e CEO da Guiding Eyes for the Blind, os resultados foram satisfatórios. “Eu me senti livre, como se estivesse correndo sem esforço pelas nuvens. Quando cheguei na linha de chegada, fiquei completamente emocionado. Minha esposa, Melissa, e meus filhos me abraçaram. Eles também ficaram felizes por mim. Pela primeira vez na vida, não me sentia um cego. Eu me senti livre”.

publicidade


Agora, a ideia é realizar testes mais amplos. O próximo deles será feito com uma linha temporária pintada ao longo de um caminho no Central Park, em Nova York. Enquanto isso, a equipe do Google Research continuará a aprimorar o projeto para que ele seja cada vez mais útil para a comunidade de pessoas que possuem algum problemas de visão.

Via: TechXplore

publicidade