O Vivaldi para Android recebeu uma atualização com melhorias na área de privacidade e organização. Agora, o usuário pode optar por deletar seus dados de navegação automaticamente ao terminar uma sessão, desativar o rastreamento de IP pelo WebRTC e organizar seus URLs favoritos e notas.

A atualização 3.5 também traz novidades visuais, como na barra de navegação que agora muda de cor de acordo com o tema, novos ícones e melhorias na página inicial.

O Vivaldi foi lançado 2016 pelo ex-CEO do Opera e tem muitos adeptos, principalmente pelo grande número de recursos e customizações disponíveis. O navegador se destaca positivamente por seu equilíbrio no PC, sendo veloz e consumindo poucos recursos das máquinas quando comparado a outros navegadores.

O Vivaldi para Android foi lançado em abril de 2020 e tenta trazer para os celulares as mesmas características que o destacam no PC, como segurança e customização.

publicidade

Privacidade

Na nova atualização do Vivaldi para Android, foram disponibilizados recursos para aumentar a privacidade do usuário. Um deles é a opção de limpar dados de navegação de cada sessão, algo muito solicitado pela comunidade, segundo a empresa.

O usuário pode optar por remover os seguintes dados automaticamente ao encerrar uma sessão:

  • Histórico de navegação e preenchimento automático da barra de endereços
  • Cookies e dados do site
  • Imagens e arquivos armazenados em cache
  • Guias abertas

A nova função permanece desativada por padrão, mas pode ser ativada facilmente. Basta tocar no ícone do Vivaldi e acessar as configurações, o menu de privacidade e escolher a opção de limpar dados de navegação da sessão ao sair.

Uma vez ativada, a função ajuda a liberar espaço na memória, acelerar a experiência geral de navegação e aumentar a privacidade.

Sem compartilhar IP

Outro recurso inserido na versão 3.5 é a opção de desativar o compartilhamento do endereço de IP pelo WebRTC (Comunicação Web em tempo real).

Menu de configurações para desativar compartilhamento do IP e apagar dados de navegação no Vivaldi para Android. Imagem: Vivaldi/Reprodução

O WebRTC permite que você use aplicativos de voz, bate-papo por vídeo e compartilhamento de arquivos sem a necessidade de instalar nenhum plug-in no navegador. O problema é que, segundo a Vivaldi, ele vaza seu endereço de IP para sites ao usar uma rede VPN.

O Vivaldi agora permite que você desative a transmissão de seu endereço de IP, mas com todas as outras partes do WebRTC funcionando. Porém, a empresa alerta que essa opção pode levar a problemas relacionados ao desempenho e incompatibilidade.

Para habilitar o recurso, o usuário deve ir no menu “Configurações”, “Privacidade” e desmarcar a opção “Transmitir IP para melhor desempenho no WebRTC”.

Organização no Vivaldi

Novas formas de organizar notas e favoritos no Vivaldi para Android. Imagem: Vivaldi/Reprodução

O Vivaldi permite que o usuário realize anotações enquanto navega, função exclusiva do navegador. Além disso, é possível sincronizar as notas com outros dispositivos ou no computador.

Na atualização recente, as notas podem ser classificadas de acordo com diferentes critérios, como título, data de criação ou até mesmo conteúdo.

Agora, também é possível organizar os sites e favoritos de acordo com título, endereço, descrição e apelido. Além disso, há uma classificação manual para os favoritos.

O Vivaldi está disponível de forma gratuita na Play Store.