A Nasa divulgou nesta semana os nomes dos primeiros 18 astronautas do programa Artemis, que pretende colocar novamente humanos na superfície da Lua já em 2024.


Entre os astronautas estão alguns já conhecidos por quem acompanha o programa espacial norte-americano. Um deles é Victor J. Glover, que decolou recentemente a bordo da Crew-1, primeira missão tripulada regular da SpaceX a serviço da Nasa, e se tornou o primeiro homem negro na Estação Espacial Internacional.

publicidade

Segundo a Nasa, esta é apenas a primeira equipe de astronautas do programa Artemis, e muitas outras virão. A agência espera estabelecer uma presença permanente em nosso satélite até o final desta década.
O primeiro voo do programa Artemis deve acontecer no ano que vem, quando a Nasa fará um teste não tripulado do foguete Space Launch System e da cápsula Orion.


Mas os astronautas do programa Artemis só deixarão a Terra em 2023, em uma missão circumlunar similar à Apollo 8, de 1968. Onde os astronautas darão uma volta ao redor da Lua, mas não pousarão.