Windows 10 forçará alguns usuários a instalarem atualizações

Windows 10 forçará atualizações para alguns usuários

Foto: Wachiwit/Shutterstock

A partir deste mês, a Microsoft começará a forçar a atualização de alguns usuários para o Windows 10 versão 1909 ou 2004, isso se essas pessoas não atualizaram manualmente em algum momento. A mudança ocorre após a empresa anunciar o encerramento do suporte para a versão 1903 do sistema operacional.


Isso não deve ser um problema para a maioria dos usuários, já que a companhia alertou que isso aconteceria há cerca de dois meses. Na época, a Microsoft também confirmou que começaria a forçar o update, e é justamente o que vai acontecer.


Se o computador de algum utilizador ainda estiver na versão 1903, o update 1909 deverá ser efetuado ainda este mês. Se o Windows estiver na versão 1909, a atualização 2004 será instalada no próximo ano.


Vale lembrar que, mesmo que os usuários não queiram mudar a versão do sistema, não será possível bloquear as atualizações obrigatórias – a menos que o Registro do Windows seja alterado, o que não é recomendado.


Atualização

As atualizações serão feitas gradualmente. Foto: Anton Watman/Shutterstock


Os usuários começarão a ser avisados sobre a mudança por meio de uma notificação enviada na página do Windows Update. Espera-se que o processo seja iniciado ainda esta semana e se expanda ao longo de todo o mês.


Os updates começarão em ondas, mas também é possível atualizar diretamente pelo centro de controle do Windows. Para verificar isso, basta acessar a parte de ‘Configurações’ do sistema e entrar em Windows Update. Lá será mostrado se há alguma atualização disponível.

Problemas com a atualização do Windows

Em agosto deste ano, surgiu uma informação de que a atualizaçao do sistema operacional da época poderia danificar os SSDs dos usuários. Os problemas apareceram em relatos após a Versão 2004 do Windows 10 ser disponibilizada em maio de 2020.

As reclamações diziam que a ferramenta de otimização estava falhando em gravar a última vez que um drive havia sido desfragmentado.Dessa maneira, o Windows 10 fazia mais otimizações de drives do que deveria, o que tem consequências diretas na vida útil de um SSD.

Alguns especialistas dizem que os SSDs não são sensíveis à desfragmentação, outros dizem que há benefícios em otimizar aqueles muito fragmentados periodicamente. Foto: N. Miga/Shutterstock

Um disco é desfragmentado para que os dados sejam acessados de maneira mais rápida. Entretanto, a otimização também desgasta o próprio disco. Sendo assim, o Windows 10 deveria saber a úlitma vez em que um disco foi otimizado para que não haja um desgaste desnecessário.

Mas, devido ao bug da Versão 2004, a ferramenta de otimização de disco realizou desfragmentações toda vez que o dispositivo ao qual o disco está conectado foi reiniciado. Isso siginifica que alguns SSDs sofreram pelo processo de desfragmentação 30 vezes mais do que o esperado.

A Microsoft reconheceu o problema e prontamente disponibilizou a correção para os membros do programa Insider com a Build 19042.487 (20H2) do Windows 10 e, em seguida, para os usuários da versão estável.

Via: Windows Latest