EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Nas últimas semanas, a pressão para que Trump perdoe o denunciante e ex-NSA, Edward Snowden, tem aumentado nas redes sociais. No Congresso norte-americano, um grupo pede que o presidente “faça a coisa certa e liberte o patriota”.

A lista de democratas e republicanos que pressionam Trump tem ganhado cada vez mais apoiadores.

publicidade

Em novembro, dois representantes do congresso norte-americano, Tulsi Gabbard e Matt Gaetz, entraram com uma ação pedindo ao governo federal dos Estados Unidos a retirada de todas as acusações contra o denunciante.

De acordo com um comunicado divulgado em seu site “Snowden foi perseguido por expor bravamente a vigilância maciça e ilegal do governo a todos os americanos – uma descoberta apoiada pelos tribunais dos EUA no mês passado”, escreveu Gabbard. “Todas as acusações contra Edward Snowden devem ser retiradas. Precisamos proteger os denunciantes, não a elite poderosa”, afirmou a democrata.

Quem é Edward Snowden?

O ex-agente da NSA ficou famoso por divulgar, em 2013, o programa de vigilância em massa da Agência Nacional de Segurança. Após a revelação, Snowden foi perseguido pelo governo de Obama, enquanto procurava por asilo em vários países. Atualmente o denunciante tem visto de residência permanente na Rússia, onde mora com a namorada. Pelo mundo, é conhecido pelo ato heroico de expor governos que usam o poder para espionar a vida de milhões de civis.

Para voltar à terra Natal, nos Estados Unidos, o perdão do presidente norte-americano é necessário, já que Snowden pode ser preso ao viajar além das fronteiras russas.

Livros empilhados com foco no livro 'Permanent Record', de Edward Snowden
Em setembro de 2019, Snowden lançou ‘Permanent Record’, uma obra sobre seu histórico e o que o levou a divulgar detalhes dos programas secretos executados pela NSA. Créditos: Sorbis/Shutterstock

Uma campanha para pressionar congressistas dos EUA está em andamento antes da sucessão presidencial. Para participar, basta entrar em contato com a Casa Branca pelo formulário.