Depois de muitos adiamentos, finalmente Cyberpunk 2077 foi lançado para PCs e consoles. Apesar de um ser um ótimo título, seu desempenho e vários bugs também estão chamando bastante a atenção. Felizmente, nos PCs ao realizar alguns ajustes na configuração é possível melhorar o desempenho do Cyberpunk.

Assim, para te ajudar a entender um pouco mais de onde você pode mexer, o Olhar Digital preparou uma lista de configurações para serem alteradas e o que elas “fazem” no jogo. A seguir, confira como melhorar o desempenho de Cyberpunk no PC.

publicidade

Importante

As configurações listas abaixo levam em consideração que o jogo tenha colocado as suas configurações no “Alto” ou “Ultra por padrão. De todo forma, caso esteja com alguma lentidão mesmo com a configuração no “Médio” ou “Baixo”, tente diminuir ou desabilitar tais recursos quando possível.

Como melhorar o desempenho do Cyberpunk 2077

Todas as dicas listas listadas abaixo para melhorar o desempenho do Cyberpunk 2077 são feitas no menu “Configurações do jogo” na parte de “Jogabilidade” ou “Gráficos”. Veja!

publicidade

Diminuir a densidade de multidão

O Cyberpunk 2077 tem uma das cidades mais vivas que vimos recentemente no mundo dos games. Já ao passar por algumas praças e outros cantos da cidade, você deve ter notado que ao estar perto de muitos NPCs, uma queda na taxa de quadros é notada.

População - Cyberpunk 2077

Já para melhorar o desempenho do Cyberpunk nestes locais, nas configurações do jogo, mais especificamente em “Jogabilidade”, você consegue diminuir a densidade populacional, algo que vai “tirar” alguns NPCs sem afetar a sua história ou missões. Aqui, nós sugerimos que o valor desta opção fique em “Média”, mas caso você ainda tenha problemas, o “Baixa” pode ser a sua solução.

publicidade
Configuração - Densidade de multidão do Cyberpunk 2077

Modo HDD

Para jogar o Cyberpunk, a própria CD Projekt Red recomenda que ele seja instalado em um SSD para evitar lentidões, que vão além de apenas o tempo de loading. Ainda assim, como não é todo mundo que tem mais de 60 GB sobrando no SSD, o jogo tem uma opção para não ficar tão mão otimizado nos HDs mecânicos convencionais.

Modo HDD - Cyberpunk

Esta opção, assim como a anterior, também fica na parte de “jogabilidade” nas configurações do jogo. Então, basta deixá-la com o valor “Ligado”.

publicidade

Resolução de sombras em cascata

O Cyberpunk 2077 abusa das luzes com reflexos e sombras sendo exibidos em praticamente todos os cantos de Night City. Enquanto as primeiras opções de sombra pouco interferem na performance, a resolução das sombras em cascata é uma grande vilã.

Resolução de sombras em cascata - Cyberpunk 2077

De forma geral, visualmente falando, elas afetam os “detalhes das sombras”, como os números de elementos que elas mostrarão para tudo ser mais realista. Aqui, nós sugerimos deixar esta opção no nível médio ou baixo para um bom ganho de performance.

Resolução de neblinas volumétricas

Night City é uma cidade bastante futurista e seu ambiente não aparenta ser dos mais limpos. Para passar essa sensação aos jogadores, muitas partes da cidade ficam cobertas de neblina e até mesmo de fumaça.

Fumaça - Cyberpunk 2077

Apesar deste efeito ser bonito, de acordo com a sua resolução, ele pode se provar bem pesado. Assim, nós sugerimos que você aplique os seguintes valores de acordo como você joga:

  • 1080p – Ultra;
  • 1440p – Alto;
  • 4K – Médio.

Aqui, lembre-se, deixar um valor muito alto em resoluções “altas” fará um consumo excessivo dos recursos de seu computador.

Qualidade de reflexos de espaço da tela

Mais uma vez de volta aos reflexos, esta outra opção os deixa com “menos serrilhados” ou outras imperfeições. Apesar de deixar tudo mais bonito, ela não é boa para quem está com uma placa de vídeo mais antiga, então, sugerimos que o seu valor fique no “Médio” ou “Baixo”, dependendo de como isso afetar os seus gráficos.

Oclusão de ambiente

Quando o Cyberpunk 2077 não tem uma precisão de como uma “sombra deve ser”, ele usa recursos de sua placa de vídeo para criá-las de forma automática. Esta opção, além de pouco fazer diferença no jogo, pode ser diminuída, então, deixe o seu valor como “Baixo”.

Qualidade de espelho

Outro item que chama a atenção no Cyberpunk é o espelho, que sempre aparece em um bar ou em diversos prédios. Para deixar tudo mais realista, quando configurado para o máximo, o espelho, como é de se esperar, realmente reflete V com precisão.

Entretanto, assim como outros itens de nossa lista, ao jogar em 4K, essa precisão custa bastante em performance. Assim, nós sugerimos que você deixe o valor “Alto para Full HD ou 1440p” e “Médio para 4K”.

Configurações de Ray Tracing

Já quem conta com uma placa de vídeo RTX da Nvidia tem acesso a mais configurações para os carinhosamente chamados “raios de luz”. No geral, eles aprimoraram tudo o que for relacionado à luz do jogo, mas nem todos os seus itens precisam ficar ligados. Para uma performance melhor, a seguinte configuração é sugerida:

  • Traçado de raios – Ligado;
  • Reflexos por traçado de raios – Ligado;
  • Sombras de traçado de raio – Desligado;
  • Iluminação de traçado de raio – Média.

Dimensionamento de resolução

Outra função exclusiva para quem possui uma placa de vídeo da série RTX da Nvidia fica por conta do DLSS, que utiliza inteligência artificial para tentar fornecer uma taxa de quadros melhores. Esta opção, nós sugerimos que fique configurada para o modo “Desempenho”.

Opções Gráficas DLSS - Cyberpunk 2077

Já as opções relacionadas de “Fidelity FX” até podem fazer efeito, mas além de serem difíceis de configurar de acordo com o seu hardware, quando mal configuradas, podem deteriorar a sua performance. Assim, deixe-as desligadas.

Outras configurações e dicas mais simples

Além de todas as dicas mencionadas acima com itens mais específicos mexem na performance do Cyberpunk, você pode tentar outras dicas clássicas como desabilitar o V-Sync e diminuir a resolução do jogo.

Não somente isto, lembre-se também sempre de conferir se os seus drivers da placa de vídeo estão atualizados, uma vez que as suas últimas versões contêm otimizações específicas para o Cyberpunk. Você pode encontrar os drivers das placas da Nvidia e da AMD através destes links.