O Instituto Butantan anunciou nesta terça-feira, que adiou a entrega dos resultados dos testes da vacina CoronaVac à Anvisa para o dia 23 de dezembro – a data inicial era dia 15.


Apesar do adiamento, o governo estadual ainda acredita ser possível cumprir a promessa de iniciar a primeira etapa da vacinação em 25 de janeiro.

Segundo o governo do Estado, o atraso foi proposital, isto porque o objetivo é solicitar uma autorização definitiva, e não para uso emergencial, como tem ocorrido em outros países. Os dados a serem apresentados à Agência se referem à fase 3 dos testes com a dose desenvolvida em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.


São Paulo já recebeu 120 mil doses prontas da CoronaVac e uma carga de insumos para a produção de mais um milhão por parte do Instituto Butantan. O plano de vacinação do Estado prevê imunizar, em primeiro lugar, idosos acima de 60 anos, profissionais da saúde e indígenas. Desse modo, nove milhões de doses serão necessárias. A previsão é que cada pessoa receba duas doses da vacina.