Ontem, a Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa, a Jaxa, confirmou que a missão Hayabusa 2, que foi lançada ao espaço em 2014 com intuito de trazer amostras do asteroide Ryugu à Terra, cumpriu seu objetivo.


Após recolher materiais do asteroide duas vezes, a cápsula com o conteúdo voltou para nosso planeta no começo deste mês. Além do material coletado, os engenheiros da agência confirmaram que havia também resquícios de um gás dentro do recipiente de armazenamento. Este gás confirma a visita ao asteroide já que sua composição atmosférica é diferente da Terra.

publicidade


Agora, o próximo passo é abrir todas as câmaras para pesar e confirmar a origem dos materiais. Em seguida, a agência começará a avaliar as amostras em microscópios para entender mais sobre sua composição. Os primeiros detalhes das análises devem ser divulgados ainda no início de 2021.


Os especialistas acreditam que, ao contrário dos pedaços de asteroide que caem na Terra, as amostras trazidas pela missão Hayabusa 2 estão livres de contaminação terrestre, o que vai garantir pistas sobre como o nosso planeta – e até a vida – se formou inicialmente.