EnglishPortugueseSpanish

Existem diversas ferramentas de edição disponíveis atualmente. O Lightroom é uma opção recheada de recursos que podem te ajudar a dar aquele toque especial nas imagens. Confira como editar suas fotos pelo celular acompanhando nosso guia a seguir.

Se é a primeira vez que usa o Lightroom, será preciso efetuar seu login utilizando uma conta do Google, Apple ID ou Facebook. Feito isso, está tudo pronto para começar a explorar as ferramentas de edição do app.

publicidade

Editando fotos com o Lightroom

Antes de prosseguir, tenha em mente que algumas funções do aplicativo são bloqueadas para assinantes Premium. É o caso dos ‘Ajustes seletivos’, primeira ferramenta de edição na barra de ferramentas inferior:

Recurso permite selecionar e alterar parâmetros de cor e luz em áreas específicas de uma foto. Imagem: Lightroom/Reprodução

A opção ‘Recuperação’ conta com a possibilidade de selecionar e retirar elementos indesejados de uma foto. No entanto, assim como nos ‘Ajustes seletivos’, é preciso assinar um plano Premium para acessar essa ferramenta.

Cortar e girar

Apesar de mais básica, esta opção permite corrigir alguns erros de enquadramento. Se a foto ficou torta, ou acabou captando mais do que você pretendia no pano de fundo, é possível cortar parte da imagem por aqui:

Ferramenta ‘Cortar’ ainda permite girar a imagem para esquerda ou direita, espelhar e alterar o ângulo da foto. Imagem: Lightroom/Reprodução

Perfis

Na seção ‘Perfis’, é possível dar um visual retrô nas imagens. Existem diferentes categorias de filtros para experimentar: o ‘Antigo’, ‘Artístico’, ‘Moderno’ e ‘P & B’. Para aplicar, basta deslizar o dedo na barra inferior e selecionar uma opção para conferir o resultado em tempo real:

Importar fotos do celular para o Lightroom

Para importar uma foto da galeria do dispositivo para o Lightroom, toque no ícone de fotografia com o sinal de “+” logo acima da barra de ferramentas do aplicativo.

Em seguida, o app vai solicitar sua permissão para acessar fotos e mídia no armazenamento do seu aparelho. Toque em ‘Permitir’ para continuar:

Depois de escolher a imagem que pretende editar, o arquivo ficará disponível na biblioteca do Lightroom. Para acessá-la, na tela inicial do aplicativo toque na opção ‘Tudo’:

Automático

Caso queria uma edição simples e rápida, em ‘Automático’ o aplicativo cuida de ajustar alguns parâmetros na sua foto de forma automatizada. O objetivo é entregar para o usuário uma imagem com cores e exposição mais equilibrada:

Vale ressaltar que essa opção faz apenas ajustes básicos nas imagens, quem quer resultados diferenciados, deve continuar explorando as ferramentas de edição do Lightroom.

Luz e Cor

Como o nome sugere, a opção ‘Luz’, permite criar diferentes cenários alterando configurações de ‘Exposição’ e ‘Contraste’. Em ‘Sombras’, por exemplo, dá para clarear aquela foto captada em um dia nublado.

Na seção ‘Cor’, ajustando a ‘Temperatura’, ‘Vibração’ e ‘Saturação’, dá para alterar os cenários captados pela câmera do seu aparelho. A dica aqui, como no exemplo acima, é optar por mudanças graduais para não exagerar no aspecto final da sua imagem.

Efeitos

Em ‘Efeitos’, você pode simular, por exemplo, o visual de granulação das fotos em filme aumentando a barra ‘Quantidade de granulado’. Também dá para adicionar bordas desfocadas em preto ou branco deslizando com o dedo sobre a barra correspondente a opção ‘Vinheta’.

Ótica

Na opção ‘Ótica’, é possível alterar as imagens de forma sutil marcando as caixas de seleção ‘Remover desvio cromático’ e, como no exemplo abaixo, ‘Ativar correções de lente’:

Aproveite o conhecimento extra sobre as ferramentas de edição do Lightroom para aplicar o seu toque pessoal nas fotos captadas pelo celular. Em pouco tempo, explorando as diferentes opções do aplicativo, é possível obter resultados excelentes sem muita dificuldade.

O Lightroom está disponível para download gratuito na Google Play e na App Store. Caso queira destrinchar todas as funcionalidades do app, ou se pretende utilizar a ferramenta para uso profissional, pode ser uma boa ideia investir em um dos planos de assinatura Premium.