Já em clima natalino, o Google decidiu presentear os compositores e amantes de música neste fim de ano. A companhia acaba de lançar o Blob Opera, ferramenta que usa a tecnologia machine learning para criar composições — principalmente eruditas —, representadas por quatro “bichinhos” (blobs) pra lá de simpáticos.

Criado por David Li em colaboração com o Google Arts & Culture, o Blob Opera tem como objetivo usar a tecnologia para explorar o primeiro instrumento da humanidade: a voz. Para acessar o aplicativo, basta clicar neste link.

publicidade

A funcionalidade da ferramenta é relativamente simples. Ao carregar o aplicativo, você será responsável por definir o tom a ser reproduzido pelos blobs — criaturas coloridas e sem braços. Para isso, basta escolher a nota de sua preferência, utilizando o mouse (nas direções verticais e horizontais) para escolher as opções disponíveis.

Enquanto os blobs roxo e ciano representarão o baixo e tenor (vozes mais graves) de sua composição, o vermelho e o verde serão responsáveis pelo soprano e mezzo-soprano (vozes mais agudas).

publicidade

Embora os blobs não reproduzam vozes de cantores humanos, eles foram programados e treinados, por meio da tecnologia machine learning, para replicar o estilo de cantores de óperas reais, como Christian Joel, Frederick Tong, Joanna Gamble e Olivia Doutney.

Blob Opera foi treinado para reproduzir estilo de cantores da vida real. Foto: Google Reprodução.

Recursos do Blob Opera

Além disso, o Blob Opera facilita a composição musical para os menos entendidos. À medida que você altera a nota vocal de um blop, o mesmo é feito de forma automática com os outros bichinhos, mantendo a coesão de sua música.

publicidade

Já para quem deseja experimentar o recurso mais profundamente, o app permite alterar o tom, os sons das vogais e as notas escolhidas no início da composição. Também é possível escolher quais criaturas devem cantar (sim, você pode fazer um “show solo”).

O Blob Opera também disponibiliza gravações das músicas feitas e compartilhamentos de suas performances com outras pessoas. Para os menos interessados em criações, é possível ouvir algumas músicas já prontas — sem esquecer de mencionar a possibilidade de adicionar chapéus de natal às criaturas coloridas.

publicidade

Caso você esteja encontrando dificuldades nas composições, separamos um tutorial que pode te ajudar a criar e gravar músicas feitas no app.

Via: Tech Xplore