EnglishPortugueseSpanish
publicidade

O Facebook fez alterações temporárias no Messenger e Instagram para o território europeu, em uma tentativa de acomodar uma nova diretriz legislativa voltada à privacidade de dados dos usuários. Segundo a mídia local, a rede social passou a informar que certas funções foram desligadas e, ao tentar usá-las, o internauta receberá um alerta sobre o fato.

De acordo com a empresa, não há uma lista de quais funções foram desligadas porque, nas palavras do próprio Facebook, “isso não importa muito”, tendo em vista que a rede social pretende reativá-las “logo”.

publicidade

Relatos de alguns usuários, porém, mencionam recursos como baixar ou enviar stickers ou atribuir um apelido a algum contato no Messenger. Também foi citada a opção de veicular enquetes no app de mensagens ou no Instagram.

Facebook Messenger Instagram
Algumas funções secundárias do Messenger e Instagram foram desabilitadas em função de nova lei na Europa. Imagem: Kaspars Grinvalds/Shutterstock

Lei de privacidade europeia

A medida foi tomada em resposta à promulgação da “Privacy and Electronic Communication Directive”, abreviada “ePrivacy Directive”. A norma limita o que empresas podem fazer com as mensagens e conteúdos que você compartilha, bem como os metadados atrelados.

Tal diretriz atua não apenas em empresas de telefonia, mas também serviços de mensagem não atrelados a um número de celular – como é o caso do Messenger e do Instagram, que funcionam apenas com uma rede Wi-Fi, por exemplo.

Não é a primeira vez que o Facebook se vê envolvido com a legislação europeia. Em setembro, a rede social chegou a ameaçar de deixar o mercado do “Velho Continente” se não lhe fosse permitida a transferência de dados de usuários europeus para suas estruturas matriciais nos Estados Unidos.

publicidade

Estranhamente, stickers e enquetes ou alterações de apelidos de contato não trazem, à primeira vista, nenhum tipo de metadado. De repente, o Facebook está apenas sendo excessivamente cauteloso, mas considerando que as funções desligadas devem voltar logo, isso não deve trazer grandes impactos para seus usuários.

Fonte: Slash Gear