Assim como no PC, é possível fazer buscas por imagem utilizando o Google Imagens no Android e no iOS. No PC, o processo tem várias etapas, o que não é diferente nos celulares. No entanto, tudo fica mais fácil nos dispositivos móveis ao usar um simples truque para fazer busca reversa no Google Imagens.

Primeiramente, é importante que você abra o Google no navegador do celular e clique na opção “Imagens“.

publicidade

Com o Google Imagens aberto, clique no menu do navegador, representado pelos três pontos, no canto superior direito da tela (no Android), ou no ícone de compartilhamento do iOS – duas letras “A” no iOS 13, ou um quadrado com uma seta para cima no iOS 12 e anteriores.

tela do google para fazer busca reversa no Google Imagens
Abrir o Google em seu navegador é a primeira etapa do processo. Imagem: Reprodução

No menu, encontre e marque a opção “Versão para computador”. Desta forma, o Google Imagens deixará de ser otimizado para dispositivos móveis. Em vez disso, a página ficará igual a que você vê no PC.

publicidade
Marque a caixa de “Versão para computador” para o truque funcionar. Imagem: Reprodução

Feito isso, a barra de pesquisa do Google Imagens começará a exibir o ícone de câmera que aparece quando acessamos a mesma página no computador. Então, basta clicar nele e selecionar uma imagem. Lembrando que essa seleção de imagem pode ser feita pela URL ou pelo armazenamento em seu dispositivo. Uma vez que você já tenha selecionado, clique em “Pesquisar”.

tela de apresentação da pesquisa por imagens para fazer busca reversa no Google Imagens
Página ficará assim, igual ao navegador para PC. Imagem: Reprodução

Ao clicar para escolher um arquivo, o Google Imagens abrirá uma pequena janela para que você escolha entre tirar uma foto, fazer uma filmagem ou explorar seus arquivos. Clique naquele que mais funcionará para sua busca e pronto.

publicidade

A partir do upload, você já poderia visualizar as pesquisas referentes ao arquivo enviado. E pronto! Viu como é fácil fazer busca reversa no Google Imagens?

Escolha uma das opções e faça upload do arquivo. Imagem: Reprodução

Como fazer pesquisa reversa pelo Google App

Para usuários Android, também é possível fazer a pesquisa reversa pelo aplicativo Google (não é o Chrome):

  1. Abra o Google app e clique na aba ‘Discover’ do menu inferior;
  2. Na barra de pesquisa, clique em no símbolo da câmera – chamado de Google Lens;
  3. Se for a primeira vez que você estiver usando o recurso, terá que permitir o acesso do app a sua câmera e galeria de fotos;
  4. Agora, você pode escolher entre tirar uma foto de um objeto e pesquisar ou escolher uma foto da galeria de fotos do seu aparelho.