O governo de Boris Johnson resolveu endurecer ainda mais as regras de isolamento social, levando o Reino Unido a um estado de praticamente lockdown, mais uma vez. A principal causa para o endurecimento foi o aumento de infecções causadas por uma nova variação do novo coronavírus.

O problema é que esta variante é até 70% mais contagiosa que as mutações até então identificadas. Essa variável já havia sido identificada há semanas, mas, até agora, sua atividade parecia estar sob controle. Nos últimos dias, no entanto, ela se espalhou com velocidade assustadora.

publicidade

Segundo especialistas britânicos, ela não é mais letal que outras mutações do novo coronavírus, mas contamina muito mais rapidamente que todas as outras versões já identificadas, o que pode significar uma explosão de casos nas próximas semanas, com números de mortes em crescimento.

Novos tratamento têm diminuído o número de mortes

Ainda que a nova variável do vírus traga grandes preocupações, cientistas britânicos afirmam que o momento é de esperança, com o início das vacinações. Não, por hora, qualquer indício de que essa mutação seja resistente às vacinas em desenvolvimento – o que faz com que a esperança de derrota da pandemia ainda esteja no horizonte, mesmo que isso ainda leve alguns meses, até que pelo menos 75% da população esteja vacinada.

publicidade

Médicos e cientistas lembram que o número de mortes causadas pela Covid tem se mantido relativamente estável, apesar do crescimento no número de infecções, por conta dos meses de aprendizado das equipes de atendimento. No início da pandemia, a falta de informação e o desconhecimento do modo como o vírus afetava o organismo foram grandes desafios para os terapeutas. Agora, passados vários meses de luta contra o a enfermidade, já há muito mais conhecimento sobre os procedimentos que podem ser adotados para lidar um pouco melhor com a ameaça.

De qualquer modo, a vacina continua a ser a melhor (e por enquanto única) esperança para controlar as infecções e, principalmente, as mortes causadas pelo novo coronavírus.