A OneWeb confirmou que lançou com sucesso 36 satélites de comunicação na órbita baixa da Terra no último dia 18, a partir do Cosmódromo Vostochny. Com isso, a constelação da empresa britânica chegou a um total de 110 satélites, parte da rede que pretende fornecer conectividade global de alta velocidade e baixa latência.

A empresa quer lançar seu serviço comercial regional já em 2021, e um serviço global em 2022. Os satélites OneWeb se separaram do foguete Soyuz e foram distribuídos em nove lotes ao longo de um período de três horas e 52 minutos, com a aquisição de sinal em todos os equipamentos confirmada.

Voltando às atividades

A rede da OneWeb competirá com a Starlink da SpaceX, que está em testes beta avançados com mais de 900 satélites em funcionamento. Há um mês a OneWeb anunciava que estava saindo do programa de recuperação contra falência nos EUA. O Governo do Reino Unido e a Bharti Global investiram US$ 1 bilhão na empresa, para oferecer serviços de conectividade de banda larga por meio de uma constelação de 650 satélites.

Os primeiros clientes serão o próprio Reino Unido, Alasca, Norte da Europa, Groenlândia, Islândia, Mar Ártico e Canadá. “Cada lançamento nos aproxima de nosso objetivo de construir essa rede de banda larga de nível empresarial muito necessária, global, segura e confiável, alimentada a partir do espaço”, afirma o CEO da OneWeb, Neil Masterson, no comunicado oficial.

publicidade

“No geral, há uma demanda esmagadora por banda larga e a pandemia tem sobrecarregado a infraestrutura em todos os lugares. Muitas pessoas em todo o mundo ficam com poucas ou nenhuma opção de acesso à Internet. O sistema da OneWeb ajudará a atender à demanda existente e futura, fornecendo conectividade de banda larga a comunidades, cidades e regiões que não tenham ou não conectadas”, disse Sunil Bharti Mittal, fundador e presidente da Bharti Enterprises.

Este foi o terceiro lançamento da OneWeb em 2020, e marcou a primeira missão comercial do Cosmódromo de Vostochny realizada pela Arianespace e sua afiliada Starsem. Os satélites são fabricados pela OneWeb Satellites, uma joint venture com a Airbus.