A ASUS tem investido bastante no público gamer com periféricos e outros equipamentos. Já para este ano, a marca lançou no Brasil o ASUS Rog Strix G15,  um notebook gamer que promete trazer uma das melhores configurações em seu segmento para rodar qualquer jogo. O Olhar Digital recebeu uma unidade para testes e teve a chance de jogar bastante nela. Confira o que achamos!

Mesmo sem estar aberto, o ROG Strix G15 chama a atenção por seu design futurista, sendo que o logo de sua linha fica em destaque na sua tampa. Entretanto, quem chama mesmo a atenção são as suas luzes RGB, que ficam como uma “borda” na parte de baixo notebook e que mudam de cores constantemente. Em relação as conexões, o ROG Strix G15 traz: 3 portas USB 3.2, 1 porta USB C 3.2, 1 porta para cabo de rede, 1 saída para fones de ouvido, 1 saída HDMI 2.0 e 1 saída Displayport. Aqui, a única crítica a ser feita é pelo fato de todas as conexões ficarem no lado esquerdo e na parte de trás do notebook, o que pode ser algo ruim dependendo de seu espaço. Assim como outros notebooks gamers, vale notar que o ROG Strix G15 é um tanto pesado com aproximadamente dois quilos e meio. 

publicidade

A tela do notebook usa um painel IPS, tem 15 polegadas, resolução Full HD e a sua taxa de atualização é de 240 Hertz. Em relação à qualidade de imagem, não temos do que reclamar já que em nossos testes ela ofereceu um ótimo nível de brilho e ângulo de visão. Em relação ao som, mais uma vez, o ROG Strix G15 não decepciona graças aos seus dois alto falantes e a tecnologia “Smart Amp”, que evita que eles saiam de seu limite e causem distorções no áudio, algo comum em notebooks mais simples. 

Já ao abrir o ASUS ROG Strix G15, mais uma vez o visual futurista acaba dando as caras. O seu teclado que tem backlight e vem no padrão ABNT2 é bem confortável e traz em destaque a combinação WASD, que tanto é usada em jogos para movimentar os personagens. A ASUS também não poupou em teclas de atalho para que diversas funções e configurações simples possam ser realizadas sem ter que passar por muitos menus do Windows. A exemplo do que fez em alguns “zenbooks”, a ASUS também acertou na escolha de integrar o teclado numérico ao touchpad, que se mostrou bem preciso em nossos testes e deixou o produto menos largo. 

publicidade

Para a configuração, a Asus fez algumas escolhas interessantes como incluir um processador de última geração, mas falhou em outros detalhes. O ROG Strix G15 vem com um processador i7 10750H, 16 giga de memória RAM DDR4 com a frequência de 3200 megahertz, placa de vídeo RTX 2060 com 6 GB de VRAM GDDR6 e um SSD de 512 giga de espaço de armazenamento. Como o seu foco é para o público gamer, os nossos testes com ele foram justamente com jogos bem populares. Em Red Dead Redemption 2 com a configuração entre o “médio e alto”, o jogo teve a média de 64 quadros por segundo. Já em “The Witcher 3”, ao desabilitar o V-Sync, com todos itens praticamente entre o “alto e ultra” conseguimos a taxa média de 105 quadros por segundo. Já por trazer uma tela com a taxa de atualização de 240 Hertz, nós fizemos o teste de desempenho com dois jogos mais competitivos. Em League of Legends, a taxa média de quadros por segundo ficou em 200, enquanto o Rocket League ficou com a média de 228, números bem satisfatórios levando em consideração que eles estavam com todos os detalhes gráficos configurados para o máximo. Dessa forma, na performance não temos do que reclamar, mas a ausência de um HD mecânico para ter mais espaço para armazenar arquivos faz falta.

Em relação ao sistema, o ROG Strix G15 vem com o Windows 10 e alguns programas pré-instalados. A maioria deles varia de acordo com a necessidade do usuário e podem ser desinstalados sem problemas ou procedimentos arriscados. Já o “Armour Crate” é a solução da ASUS para que os usuários possam monitorar a performance do notebook e mudar até detalhes das luzes RGB de seu corpo ou do backlight do teclado. Apesar de ser uma aplicação bem completa, nós não a achamos muito intuitiva, uma vez que tivemos que passar por diversos menus várias vezes para entender como eles funcionavam. 

publicidade

O ASUS ROG Strix G15 é um dos melhores notebooks gamers testados pelo Olhar Digital em 2020. O seu acabamento e performance são realmente um pouco acima da média de seus concorrentes, mas o seu preço é bem elevado para compensar a sua compra. Este notebook foi lançado no Brasil no mês de julho com o preço sugerido de R$ 22.499, mas já pode ser encontrado à venda na loja oficial da Asus atualmente por R$ 17.999.