No final da última semana, a OnePlus revelou um conceito de smartphone que altera características do visual. Isso mesmo, um celular que muda de cor. Em uma série de vídeos, a empresa demonstra um dispositivo capaz de alterar a cor de alguns pontos da parte traseira. No mesmo “embalo”, o CEO da empresa, Pete Lau, confirmou na última terça-feira (22) que um smartwatch da OnePlus será lançado em 2021.

O dispositivo em questão é um conceito do OnePlus 8T, lançado em outubro. Ele traz partes de um filme com óxido de metal que pode alterar sua tonalidade no vidro traseiro. O revestimento é chamado de ECMF (sigla em inglês para electronic color, material and finish). Desta forma, o celular consegue alterar a coloração para azul escuro ou prata claro.

publicidade

Segundo a OnePlus, os designers da empresa se inspiraram na água corrente das fontes termais de Pamukkale, na Turquia. “A natureza aperfeiçoou muitos designs e, inspirando-se em Pumukkale e outros elementos naturais, podemos criar novas experiências de interação que são mais naturais, intuitivas e sem esforço”, disse a companhia.

Celular mais interativo

As “experiências de interação” seriam, por exemplo, como um alerta para notificação – que lembram os LEDs de alguns celulares. Assim, sempre que o celular recebe uma notificação ou chamada, o dispositivo consegue alterar a coloração de diferentes maneiras.

publicidade

Outra experiência são gestos interativos para mudar de cor. Na região dos sensores de câmera, há um radar mmWave, popularmente conhecido na tecnologia 5G. Ele é capaz de transmitir e receber ondas milimétricas, logo, combinado ao hardware do celular, consegue localizar e rastrear objetos.

imagem do modelo de celular que muda de cor da oneplus
OnePlus 8T Concept, o celular que muda de cor, é demonstrado com tecnologia baseada em ECMF e radar mmWave. Imagem: YouTube/Reprodução

Essa combinação permite, por exemplo, que o usuário aproxime a mão do sensor para que o celular consiga mudar de cor. Com o radar mmWave, também seria possível utilizar gestos para controlar o celular. Google e LG tentaram uma abordagem semelhante em 2019, algo que não se concretizou nos lançamentos posteriores.

publicidade

Segundo a OnePlus, o radar seria capaz até mesmo de registrar a respiração de uma pessoa medindo o movimento do tórax em nível milimétrico.

Smartwatch OnePlus em 2021

A OnePlus já entrou no mercado de fones de ouvido sem fio em abril deste ano, e agora vai concretizar rumores de que lançará um relógio inteligente. Em seu perfil no Twitter, Lau confirmou que o gadget será “lançado no início do próximo ano”. Ele não divulgou uma data específica para a estréia do produto, entretanto. 

publicidade

Além dos próprios rumores, Lau confirmou que a OnePlus considerou fazer um smartwatch em 2014, mas abandonou o projeto em 2016. Agora, expandindo sua atuação em diferentes mercados, tentará ganhar abrangência nos vestíveis.

Via: Tech Xplore