Retrospectiva 2020: melhores recursos do WhatsApp

Com as pessoas socialmente distanciadas e muitos trabalhando de casa, por causa da pandemia de Covid-19, WhatsApp foi mais importante do que nunca em 2020. Tanto que, em outubro, Mark Zuckerberg, presidente-executivo do Facebook, disse que o app entrega cerca de 100 bilhões de mensagens por dia. Com isso, novos recursos do app também surgiram este ano.

Um estudo da ESPM ainda apontou que o app foi escolhido por 97% dos entrevistados como uma ferramenta fundamental para as atividades diárias durante a quarentena. E uma pesquisa feita pelo site Mobile Time em parceria com a Opinion Box, colocou o mensageiro com o mais usado pelos brasileiros, com 54%.

Com um ano tão agitado, o aplicativo não ficou parado, e trouxe diversas novas funcionalidades ao longo do ano – algumas esperadas há muito tempo, outras diretamente influenciadas pela pandemia.

Listamos a seguir algumas dos melhores recursos do WhatsApp, que mudarão nosso uso do aplicativo nos próximos anos.

Melhores recursos do WhatsApp

Listamos novos recursos do app e aplicações que foram muito mais utilizadas ao longo de 2020.

Pagamentos

O Brasil foi o primeiro país a receber o WhatsApp Pay, em junho deste ano, em parceria com empresas do mercado financeiro como a Cielo, Visa, Mastercard, Banco do Brasil, Nubank e Sicredi. Entretanto, a novidade ficou no ar por poucos dias, e teve sua operação suspensa pelo Banco Central e Cade – com a promessa de que voltaria até o fim do ano.

WhatsApp Pay. Imagem: Reprodução

Porém, o aplicativo acabou sendo integrado também ao PIX, a plataforma de pagamentos digitais do Banco Central, lançada em novembro. O Banco do Brasil foi o primeiro a disponibilizar para seus clientes a possibilidade de usar o PIX via WhatsApp, por meio do assistente pessoal no aplicativo.

No escurinho

Um pedido antigo que segue a tendência da indústria. O Modo Escuro no WhatsApp pode combinar com a configuração do aparelho ou ser acionado individualmente. O esquema de cores reduz toda a luz emitida pela tela do celular e torna o uso mais confortável e menos danoso aos olhos. O modo também já está disponível para a versão web do app.

Eterno silêncio

Chega daquele ritual anual (ou sempre que você troca de aparelho) de silenciar os grupos ou contatos. O WhatsApp substituiu a opção de desligar notificações por “um ano” por “para sempre”. Ou seja, uma vez silenciada, aquela conversa chata nunca mais vai incomodar.

Juntando a galera

Até então limitado a, no máximo, quatro pessoas, as chamadas de vídeo no app ganharam um upgrade durante a pandemia. A ferramenta passou a aceitar até oito pessoas por chamada (em áudio ou em vídeo).

Combate à desinformação

Desde as eleições de 2018, o WhatsApp tem sido usado como ferramenta (bastante poderosa) de disseminação de desinformação e notícias falsas. Desde então, a empresa tem tomado algumas medidas para diminuir esse poder de fogo sem limitar a liberdade de compartilhamento do usuário.

Desde abril, mensagens identificadas como “altamente encaminhadas” (ou seja, que foram enviadas para mais de cinco pessoas) só poderão ser encaminhadas para um contato por vez. Essa medida sozinha reduziu em 70% a propagação desse tipo de conteúdo.

Ícone da lupa ao lado de uma mensagem encaminhada permitirá buscar por seu conteúdo na Web. Foto: WhatsApp/Divulgação

Outra atualização foi o sistema de busca integrado, um dos novos recursos do app, que ajuda o usuário a checar rapidamente a veracidade de uma mensagem. As mensagens encaminhadas com frequência ganharam um  ícone de uma lupa ao seu lado. Clicando na lupa, o conteúdo da mensagem é usado para fazer uma busca no Google e confirmar a veracidade do conteúdo.

Mais animação

As figurinhas, ou stickers, foram um sucesso no WhatsApp – todo grupo tem seu pacote de piadas internas agora. Mas em julho, o app liberou as figurinhas animadas para todos os smartphones Android e iOS. Foram tantas figuras criadas que o aplicativo implementou posteriormente um sistema de categorização e busca para elas.

O que você achou dos melhores recursos do WhatsApp listados aqui?

Esta post foi modificado pela última vez em 24 de dezembro de 2020 16:34

Compartilhar
Deixe seu comentário
Publicado por
Renato Mota