Seu telefone requer localização precisa para serviços de mapeamento e clima. No iOS 14, a Apple implementou mais ferramentas para proteger a privacidade dos usuários. Uma delas é justamente o bloqueio de rastreamento de apps.

Quando você usa um app pela primeira vez, ele pedirá sua permissão para acessar determinadas partes do dispositivo, como a galeria de fotos ou sua localização. Entretanto, muitos aplicativos acabam se aproveitando disso para rastrear seus movimentos e fornecer anúncios mais específicos.

Existem algumas maneiras de se evitar o rastreio de seu iPhone. Uma delas é falsificando sua localização no GPS, e é um método bem mais trabalhoso, já que envolve aplicativos de terceiros. A outra consiste em simplesmente desativar o rastreamento de apps, e é sobre ele que falaremos aqui. Essa opção está disponível não só no iOS 14 como também no iPadOS 14.

Como bloquear o rastreamento de apps

  • Primeiramente, abra o app “Ajustes” em seu dispositivo;
  • Desça a página até encontrar a aba “Privacidade”; entre nela
  • Em seguida, selecione “Rastreamento” (a segunda opção na tela);
Com esta opção desativada, você evita o rastreamento de apps

Ao entrar nessa seção, você encontrará o botão “Permitir solicitações”. Esta função permite que aplicativos instalados em seu dispositivo rastreiem suas atividades entre apps e sites de outras empresas. Assim, se você recebe solicitações de permissão de aplicativos, essa opção está ativada. Basta clicar nela e você não terá mais problemas com o rastreamento de apps.

publicidade

Abaixo dessa opção, existe uma lista com todos os apps instalados em seu iPad ou iPhone que solicitaram esse rastreamento. Nela, você pode marcar ou desmarcar a opção de rastreio para cada app individualmente.

A partir de 2021, a Apple tornará obrigatória essa ferramenta. Desta forma, todos os apps que rastreiam deverão fornecer ao usuário a opção de cancelar o rastreamento e proteger sua privacidade.