Linux é mais do que um sistema operacional: é praticamente uma família de SOs. Tendo sido criado em 1991 por Linus Torvalds, então estudante da Universidade de Helsinki, na Finlândia, o projeto de código livre permite que uma comunidade de desenvolvedores contribuam em suas atualizações e recursos. Como consequência, existem diversos Linux diferentes: são as chamadas distribuições do sistema operacional.

Entrar no mundo do Linux pode não parecer algo simples considerando as diversas e diferentes distribuições, mas algumas acabam se destacando em relação às outras, seja pelos recursos oferecidos, ou então pela popularidade alcançada dentro da comunidade. O Olhar Digital separou 6 das mais conhecidas e usadas versões do Linux da atualidade; confira abaixo a nossa lista:

Ubuntu

Ubuntu
Reprodução: Olhar Digital

Quem conhece Linux certamente já ouviu falar no Ubuntu, uma das distribuições mais populares e que foi a porta de entrada de muita gente para o mundo do sistema operacional aberto. Com suporte a ambientes gráficos diferentes, a distribuição desenvolvida pela Canonical aposta no LTS (Long Term Support, ou suporte de longo prazo), que garante que as suas versões recebam atualizações ao longo de 5 anos. Saiba mais sobre o Ubuntu no site oficial da distribuição.

Linux Mint

Linux Mint
Reprodução: Linux Mint/linuxmint.com

O Linux Mint é uma distribuição baseada em Ubuntu que vem se popularizando há tempos. Sendo bastante usada por quem busca um sistema com bom desempenho mesmo em máquinas mais modestas, ele conta com os principais recursos esperados do sistema operacional e é capaz de suprir praticamente qualquer demanda do usuário.

publicidade

Tendo sido lançado originalmente em 2006, o Linux Mint continua recebendo atualizações constantes – a mais recente saiu em agosto de 2022 – sempre adicionando novos recursos e funcionalidades. O Mint também tem uma distribuição baseada no Debian, além do Ubuntu. Conheça mais no site oficial da distribuição.

MX Linux

MX Linux
Reprodução: MX Linux/mxlinux.org

O MX Linux é uma distribuição voltada para computadores mais antigos. Ela se destaca pela leveza e estabilidade, aliando uma interface gráfica agradável a configurações simples e desempenho sólido. Desenvolvido com suporte a pacotes Debian, ela ainda conta com suporte padrão a três diferentes ambientes gráficos: XFCE, KDE e Fluxbox.

O MX Linux ainda oferece um sistema modular, ou seja, o usuário pode selecionar quais serão os componentes (como aplicativos) que serão instalados. A distribuição vem sendo constantemente desenvolvida e atualizada desde 2013 por membros das comunidades antiX e MEPIS. Saiba mais sobre o MX Linux no site oficial da distribuição.

Manjaro

Manjaro
Reprodução: Manjaro/manjaro.org

Uma distribuição que se destaca pelo seu visual moderno que conquistou muitos usuários, o Manjaro conta com o repositório Arch, que permite a instalação de novos aplicativos e complementos com bastante facilidade.

Além de estar disponível para PCs convencionais, o Manjaro também conta com suporte a arquiteturas como a ARM. Assim, é possível instalá-lo em dispositivos Raspberry Pi, por exemplo, e diversos outros, tornando-a uma distribuição bastante versátil. Conheça mais no site oficial da distribuição.

Pop!_OS

POP!_OS
Reprodução: POP!_OS System76/System76.com

Mais uma distribuição criada com base no Ubuntu, o Pop!_OS busca ser a mais simples de todas as versões do Linux, com foco em entregar configurações rápidas para oferecer boa experiência mesmo para usuários com pouco conhecimento técnico. O Pop!_OS também conta com funções e atalhos exclusivos que visam melhorar a produtividade dos usuários.

O foco em simplicidade tem seu preço, e o Pop!_OS acaba contando com menos complementos pré-instalados do que outras distribuições, fazendo com que usuários mais avançados precisem gastar tempo instalando elementos do sistema que já são pré-carregados em outras versões. Conheça mais no site oficial da distribuição.

Kali Linux

Kali Linux. Imagem: Divulgação

O Kali Linux é uma distribuição voltada especialmente, mas não apenas, para quem trabalha com auditoria e segurança de computadores. Com uma série de softwares pré-instalados que podem ser devidamente usados por hackers (incluindo até um crackeador de senhas), o Kali é uma distribuição que tem muito prestígio entre profissionais de cibersegurança.

Esse foco em segurança digital pode fazer com que ele assuste um pouco usuários com menos conhecimento no mundo Linux, mas a distribuição ainda conta com recursos e funcionalidades que usuários comuns podem aproveitar. Conheça mais no site oficial da distribuição.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!