O Linux vem ganhando cada vez mais espaço nos computadores das pessoas devido a sua segurança e a mudanças que vem facilitando o seu uso. Por sua vez, o site DistroWatch possui um ranking com as 5 distribuições Linux mais populares de 2020.

Este pequeno ranking conta com opções bem interessantes e o Olhar Digital conta um pouco mais sobre cada distribuição para que você também tenha a chance de conhecê-las e, quem sabe, até testá-las. A seguir, confira quais foram as 5 distribuições Linux mais populares de 2020.

publicidade

As distribuições Linux mais populares de 2020

1. MX LinuxSite oficial

De forma surpreendente para muita gente, o MX Linux foi a distribuição Linux que ficou na liderança do Distrowatch. Ela conta com o suporte para pacotes Debian e também se destaca por vir com suporte padrão para três ambientes gráficos, sendo eles: XFCE, KDE e Fluxbox.

MX Linux
Reprodução: MX Linux/mxlinux.org

Além de ser considerada uma distribuição bem estável, a MX Linux também se destaca por deixar parte do seu sistema modular, ou seja, você pode selecionar quais serão alguns de seus componentes como aplicativos, por exemplo.

2. ManjaroSite oficial

Já outra distribuição que anda fazendo sucesso por mais tempo é a Manjaro, que cada vez mais tem se destacado por seu visual moderno e que agrada muitos usuários. Não apenas isso, outro ponto de destaque seu fica por conta do repositório Arch, que permite a instalação de novos aplicativos com bastante facilidade.

Manjaro
Reprodução: Manjaro/manjaro.org

Além de estar disponível para PCs convencionais, o Manjaro também tem se destacado com o seu suporte a outras arquiteturas como a ARM. Assim, por exemplo, existem versões específicas do Manjaro para o Raspberry 4 e outras placas similares.

3. MintSite oficial

Sendo uma distribuição baseada no Ubuntu, não é de hoje que o Linux Mint tem se popularizado. A distribuição é bastante utilizada por pessoas que buscas um sistema com uma boa performance mesmo sendo instalado em hardwares mais antigos, mas sem deixar de ter os principais recursos da atualidade podendo ser utilizado no dia a dia para praticamente qualquer tarefa.

Linux Mint
Reprodução: Linux Mint/linuxmint.com

Não apenas isso, outro ponto que conquista muitos usuários e empresas no Linux Mint é o fato de ela ser LTS, ou seja, essa distribuição tem o suporte garantido por 5 anos. Caso queira saber como essa distribuição pode ser instalada em seu computador, não deixe de conferir este tutorial do Olhar Digital de como instalar o Linux Mint.

Além de sua versão principal baseada no Ubuntu, vale notar, o Linux Mint também possui uma distribuição com base no Debian.

4. UbuntuSite oficial

Por sua vez, o Ubuntu é uma distribuição Linux que praticamente já dispensa apresentações e que popularizou o sistema para muita gente. Já estando em sua versão “20.10 Groovy Gorilla”, o Ubuntu teve algumas novidades bem importantes como um suporte melhor ao login por impressão digital, novas opções para organizar seus aplicativos e outras melhorias, principalmente em sua interface.

Ubuntu
Reprodução: Olhar Digital

Além de ter uma comunidade bastante ativa, o Ubuntu, por sua vez, é uma das distribuições que mais conta com o suporte para ambientes gráficos diferentes, que podem ser encontrados neste link.

5. Pop!_OSSite oficial

Já a quinta distribuição mais popular segundo o Distrowatch é a Pop!_OS, que também usa o Ubuntu como o seu sistema base. Entretanto, ela foca em vir um pouco mais pronta para os usuários não terem que se preocupar com certas configurações, como por exemplo ao já vir com os drivers de vídeo proprietários já pré-instalados.

POP!_OS
Reprodução: POP!_OS System76/System76.com

Além destes pontos de destaque, o Pop!_OS também conta com algumas funções e atalhos exclusivos para melhorar a produtividade de seus usuários. Para saber um pouco mais desta distribuição Linux, você pode conferir esta outra matéria do Olhar Digital.