Os veículos fabricados pela Tesla podem receber em breve um novo recurso de segurança: a chamada de emergência. A ideia parece ter surgido após o proprietário de um Model 3 ter feito um apelo ao CEO da empresa, Elon Musk, no Twitter.

“Você poderia adicionar uma função de chamada de emergência que use a rede do carro? Precisei ligar para o 911 ontem, mas meu telefone não tinha sinal e não consegui. Meu Model 3 estava conectado e eu tentei de tudo, mas não consegui ligar para os serviços de emergência. Poderia salvar vidas”, tuitou o usuário.

Após pedir ajuda de vários perfis relacionados à empresa, o proprietário do veículo conseguiu a atenção do CEO. “Com certeza”, respondeu Musk, conhecido por levar em consideração o feedback de seus seguidores.

Em seu tuíte, o dono do Model 3 não explica qual a situação que o fez precisar do recurso, mas é possível imaginar alguns casos em que a chamada de emergência poderia vir a calhar, como um mal-estar súbito do motorista durante o deslocamento, entrar no carro estacionado em um local com pouca iluminação ou até mesmo ocasiões em que o condutor esteja sendo seguido.

publicidade

Referência em segurança

A eventual inclusão de um recurso como a chamada de emergência seria mais um reflexo da preocupação da Tesla com a segurança dos usuários. Em 2014, o Model S recebeu classificação máxima no índice de assistência à segurança do Programa Europeu de Avaliação de Carros Novos (Euro NCAP).

Já em 2019, foi a vez dos modelos Model 3 e Model X serem reconhecidos pela mesma entidade como os veículos elétricos ou híbridos mais seguros na categoria carro familiar e SUV, respectivamente.

Há ainda o sistema de vigilância da companhia, o chamado Tesla Sentry Mode, que usa as câmeras do piloto automático ao redor do carro para registrar qualquer ação realizada nas proximidades. Em janeiro, dois homens foram flagrados pelo recurso tentando vandalizar o carregador de um Model 3.

Fonte: Teslarati