A decisão de descontinuar o serviço de impressão na nuvem já foi anunciada pela empresa de Mountain View ainda no fim de 2019. Porém, agora é oficial, o Google Cloud Print vai parar de funcionar nesta sexta-feira (1º). Todos que ainda o estiverem utilizando terão que procurar outro serviço alternativo.

Vale lembrar que o Google Cloud Print foi introduzido pelo Google em abril de 2010. O serviço facilitava o uso e compartilhamento de impressoras tanto no Chrome OS como em outros sistemas. Todo o portfólio de produtos da HP, por exemplo, oferecem suporte para este serviço de impressão na nuvem.

O funcionamento era simples e prático. Com a impressora conectada na internet, o usuário conseguia imprimir documentos e fotos de qualquer lugar em outros dispositivos. A recomendação do Google é migrar para outro serviço que ofereça o mesmo tipo de recurso. Segundo a declaração da empresa no portal corporativo do Google Chrome, “o Cloud Print não será mais suportado, dispositivos de todos os sistemas operacionais não vão mais conseguir imprimir utilizando o Google Cloud Print”.

No mesmo portal, a companhia recomenda optar pela configuração do ‘CUPS’, um sistema de impressão que permite que um computador seja configurado como um servidor de impressão por administradores de sistema.

publicidade
Impressora no escritório
Recomendação do Google é procurar por outros serviços de impressão remota até janeiro de 2021. Imagem: FabrikaSimf/Shutterstock

Alternativas ao Google Cloud Print

A empresa listou no site Chrome Enterprise alguns parceiros que oferecem serviços de impressão para o setor corporativo: “Para outros dispositivos, ou ambientes multi-OS (onde mais de um sistema operacional é utilizado ao mesmo tempo) recomendamos a respectiva plataforma de impressão (CUPS)”. Outra solução do Google é optar por outros serviços de impressão remota oferecido por empresas parceiras, como a ‘Directprint.io’, ‘LRS’ e ‘NT-ware’.

Uma opção mais simples é optar pelo serviço de impressão remota ‘Mobility Print’. De acordo com as informações do Android Police, esse serviço, apesar de não tão completo como o Google Cloud Print, permite imprimir documentos pela internet e oferece suporte para diversas plataformas, como Windows, Android e iOS.

Via: Google Chrome Enterprise/Android Police