Usuários estão reclamando de problemas no Gmail e em outros serviços do Google na manhã desta segunda-feira (04). Segundo o site Downdetector, o volume de reclamações disparou por volta das 9 da manhã.

As principais reclamações de problemas no Gmail são o acesso à caixa postal (50%), seguida de dificuldades do envio de mensagens (24%) e “falha geral” (25%). No Brasil, as reclamações parecem estar concentradas nas regiões de São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.

Mapa de reclamações sobre o GMail no Brasil, segundo o Downdetector.

Problemas no Google Drive, busca e YouTube

Também há reclamações, no mesmo período, de instabilidade na busca do Google, no YouTube e no Google Drive, o que pode indicar que os problemas no Gmail sejam, na verdade, sintoma de algo maior na infraestrutura do Google.

Segundo o Downdetector, as principais reclamações sobre a busca do Google são relacionadas a dificuldade no acesso via navegador (56%). No YouTube a principal queixa é a dificuldade na reprodução de vídeos (51%) e no Google Drive o problema está no envio e abertura de arquivos (73%).

publicidade

Problema resolvido

Em nota encaminhada à redação do Olhar Digital às 17h desta segunda-feira, a assessoria de imprensa do Google nos informou que “todos os sistemas estão funcionando normalmente”.

Mensagens de “erro temporário” no acesso ao Gmail podem ser resolvidas atualizando a página. Já o erro “001 error” é um erro de HTTP, e não nos serviços da empresa, que sugere que neste caso os usuários chequem sua conexão com a internet, limpem o cache e excluam os cookies do navegador.