A Qualcomm anunciou nesta segunda-feira (4) o lançamento do Snapdragon 480, um SoC (System on a Chip, “Sistema em um Chip”) para smartphones de entrada com modem 5G integrado, que promete tornar esta tecnologia muito mais acessível ao grande público.

O modem Snapdragon X51 embutido no SoC tem suporte aos dois principais padrões de redes 5G em uso, Sub-6 GHz e Millimeter Wave (mmWave), além das redes baseadas na tecnologia DSS (um “híbrido” de 4G e 5G) que já estão em operação em algumas cidades no Brasil. Além das novas redes de telefonia, o chip também suporta redes Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.1.

O Snapdragon 480 também inclui a CPU Kryo 460, com 8 núcleos rodando a até 2.0 GHz, GPU Adreno 619 e processador de sinais Hexagon 686. Segundo a Qualcomm, o desempenho de CPU e GPU é o dobro da geração anterior, enquanto o desempenho em tarefas de inteligência artificial (IA) é 70% superior.

A GPU suporta telas com resolução Full HD+ (2220 x 1080 pixels) atualizadas até 120 vezes por segundo (120 Hz), o que resulta em movimentação mais fluida das imagens, o que pode ser visto especialmente em jogos de ação.

publicidade

Como o Snapdragon 480 é produzido em um processo de 8 nanômetros, seu consumo de energia também é reduzido. E falando em energia, pela primeira vez um chip da série 4xx tem suporte à tecnologia Qualcomm Quick Charge 4+ para recarga rápida da bateria.

O processador de imagem (ISP, Image Signal Processor) Spectra 345 permite captar imagens de três câmeras simultaneamente, com três sensores de até 13 MP cada. Com isso é possível fazer uma foto com as lentes ultrawide, wide e telefoto ao mesmo tempo, por exemplo, ou então capturar três vídeos em 720p de uma só vez.

Segundo a Qualcomm, os primeiros smartphones equipados com o Snapdragon 480 devem chegar ao mercado ainda no início de 2021. Modelos não foram anunciados, mas empresas como a Nokia, OnePlus, Oppo e Vivo dizem estar “entusiasmadas” com as possibilidades do novo chip.

Fonte: Qualcomm