Passando boa parte do ano dentro de casa, como medida para conter o avanço da Covid-19, as pessoas consumiram conteúdo digital como nunca em 2020. E esse conteúdo é acessado principalmente via plataformas de streaming, como Netflix, YouTube e Spotify, e por meio de sites de compartilhamento de arquivos via torrent.

Seguindo sua tradição anual, o site Torrent Freak listou os trackers mais populares do ano que passou.  Lembrando que sites de torrent não são ilegais: o problema é quando eles são usados para compartilhamento de conteúdo protegido por direitos autorais.

Isso faz com que muitos serviços populares sejam tirados do ar de tempos em tempos. Porém, quando um site cai, sempre surge outro para ocupar o seu lugar. Isso aconteceu algumas vezes com o primeiro do ranking, o Pirate Bay, que chegou até a ver dois de seus domínios, Piratebay.org e ThePiratebay.com não serem renovados e caírem na rede de forma que qualquer pessoa poderia comprar e utilizar.

home do piratebay, um dos sites de torrents mais conhecidos pelos usuários
O Pirate Bay manteve sua liderança entre os sites de torrent em 2020. Imagem: Reprodução

A lista anual de sites de torrent ainda conta com dois estreantes: TorrentGalaxy e Zooqle. Eles substituem Torrentz2 e Tamilrockers, que desapareceram. De maneira geral, houve em 2020 uma diminuição geral no número de trackers em inglês, ao mesmo tempo que sites em outros idiomas aumentaram sua audiência.

publicidade

Confira a lista com os principais sites de torrents

  • 1. The Pirate Bay
  • 2. YTS.mx
  • 3. 1337x
  • 4. NYAA.si
  • 5. RARBG
  • 6. FitGirl Repacks
  • 7. LimeTorrents
  • 8. EZTV.re
  • 9. TorrentGalaxy
  • 10. Zooqle

O ranking é baseado em relatórios de tráfego. Assim como o Torrent Freak, não recomendamos o uso de nenhum deles – já que alguns são inclusive conhecidos por vincular anúncios a arquivos maliciosos, deliberadamente ou não.

Sobre torrent

Embora a tecnologia do torrent esteja muitas vezes ligada à pirataria, vale lembrar que o uso do torrent, em si, não é ilegal. Trata-se de uma tecnologia muito utilizada para a distribuição de arquivos de código aberto ou de uso comum, tais como distribuições Linux, ROMs de Android, programas open-source, além de músicas e filmes liberados por seus criadores.

O uso de forma ilegal do Pirate Bay ou de qualquer outro site semelhante, portanto, depende do usuário. Por isso ressaltamos que baixar arquivos de jogos, músicas, filmes e outros arquivos protegidos por direitos autorais, sem a autorização dos artistas ou donos dos direitos em questão, é crime.

Via: Torrent Freak