Se você já associou algum filme de gângsters à saga “Grand Theft Auto” (mais conhecida como “GTA”), da Rockstar, sua intuição estava certa. De produções pouco conhecidas a clássicos do cinema, as obras cinematográficas sempre foram grande fonte de inspiração para a franquia, que, até hoje, é febre entre os amantes de videogame.

Mesmo os fãs mais assíduos de “GTA” podem deixar escapar alguma referência aos filmes de gângsters quando elas aparecem na saga. Por isso, aqui vai uma lista com seis obras cinematográficas que foram essenciais para a criação da franquia de jogos mais famosa da Rockstar.

“The Godfather” (“O poderoso chefão”)

Filme "The Godfather"
Clássico dos cinemas, “O poderoso chefão” foi grande inspiração para a saga GTA. Foto: The Godfather/Reprodução

Emilio Barzini é o principal antagonista do clássico “The Godfather”: é ele quem leva a família Corleone a inúmeras desgraças. E há uma referência bastante clara em “Grand Theft Auto: Vice City”: um restaurante italiano chamado Emilio Barzini pode ser encontrado em Downtown.

O game ainda traz a clássica frase “durma com os peixes” na missão das lanchas. É uma referência nítida à fala presente na produção de cinema que serviu como referência.

publicidade

“The Godfather Part II” (“O poderoso chefão – Parte II”)

Filme "The Godfather Part II"
Obra é reconhecida como um dos maiores filmes já produzidos sobre a máfia. Foto: The Godfather Part II/Reprodução

Ainda em “Grand Theft Auto: Vice City”, o capítulo final do jogo traz o título de “Mantenha seus amigos perto”. E aqui, qualquer semelhança não é mera coincidência — é possível ver a célebre frase ouvida em “The Godfather Part II”: “Mantenha seus amigos perto, mas seus inimigos mais perto ainda”.

“Carlito’s Way'” (“O pagamento final”)

Filme "Carlito's Way'"
“GTA: Vice City” tem personagem quase idêntico a um que aparece em “Carlito’s Way'”. Foto: Carlito’s Way'”/Reprodução

De 1993, o filme tem o personagem David Kleinfeld: um advogado desonesto e usuário de drogas. A inspiração nele é visível em “Grand Theft Auto: Vice City”, na pele de Ken Rosenberg.

No jogo, Rosenberg é advogado de Tommy Vercetti, protagonista do game. A semelhança não é só vista na desonestidade e no constante uso de drogas, mas também aparece nas feições quase idênticas às do ator.

A única diferença são os destinos de ambos: enquanto no jogo Rosenberg é constantemente socorrido por Vercetti, no filme, Keinfeld é espancado por seus clientes mafiosos.

“Scarface” (“A força do poder”)

Filme "Scarface"
Referências de “Scarface” são vistas ao longo da saga “GTA”. Foto: Scarface/Reprodução

O filme é uma das grandes obras inspiradoras do jogo. E suas referências aparecem tanto em “Grand Theft Auto: Vice City” como em “Grand Theft Auto: Liberty City”.

Em “Grand Theft Auto: Vice City”, é possível ver um edifício de telhado rosa em Ocean Beach. O prédio é uma réplica exata do banheiro visto em “Scarface”, onde (spoiler!) Tony Montana é executado.

Já em “Grand Theft Auto: Liberty City”, os jogadores podem comprar o Malibu Club — uma propriedade luxuosa que faz alusão ao Babylon Club, presente na produção cinematográfica.

Isso sem contar a frase “todo cachorro tem seu dia”, presente na cutscene final do jogo. A mesma frase foi dita por Tony Montana no filme, quando (mais um spoiler!) ele estava prestes a matar Mel Bernstein.

“Goodfellas” (“Os bons companheiros”)

Filme "Goodfellas"
Filme dos anos 90 serviu como inspiração para “Grand Theft Auto: IV” e “Grand Theft Auto: Liberty City”. Foto: Goodfellas/Reprodução

Se você já jogou “Grand Theft Auto: IV”, vai se lembrar de Phill Bell — um criminoso paranóico que teme infiltrações policiais constantemente. “Só fico pensando que esses helicópteros estão me seguindo”, diz ele na missão “Catch the Wave”. A fala lembra bastante uma cena de “Goodfellas”, quando Henry Hill pensa que helicópteros o seguem.

Outra inspiração do filme é a paisagem de “Grand Theft Auto: Liberty City” pontilhada com pequenos segredos. Além disso, na entrada dos fundos do Luigi’s Club, há um pôster de um filme fictício chamado “Badfellas”. Sacou o trocadilho?

“Reservoir Dogs” (“Cães de aluguel”)

Filme "Reservoir Dogs"
Codinomes usados em filme estiveram presentes em jogo da Rockstar. Foto: Reservoir Dogs/Reprodução

Em uma das missões de “Grand Theft Auto: Vice City”, é preciso encontrar o alvo e matá-lo após receber ordens do “Sr. Preto”, que se comunica por telefones públicos. O codinome é uma adaptação de versões utilizadas em “Reservoir Dogs”. No cinema, personagens usam codinomes como “Sr. Marrom”, “Sr. Laranja” e “Sr. Azul” para identificar ladrões de diamantes.

Via: Tech Times