Categoras: Notícias

Google Podcasts ganha novo recurso para competir com Spotify; saiba como usar

A disputa pelos ouvintes de podcasts tem ficado cada vez mais acirrada. Pesos pesados como Spotify, Amazon e Twitter têm investido no segmento, e para não ficar para trás, o Google Podcasts anunciou um novo recurso que pode ajudar o gigante das buscas a consolidar usuários e até mesmo conquistar alguns novos: a inclusão de assinaturas de feeds RSS.

Assim como serviços de streaming, algumas plataformas de podcast investem em programas exclusivos e que só podem ser acessados através de seus aplicativos.

O Spotify, por exemplo, possui todo o acervo produzido pela Gimlet sob seu controle, enquanto a Amazon adquiriu a produtora Wondery e deve restringir seu conteúdo ao Amazon Music. A inclusão dos feeds de RSS em seu app é o contra-ataque do Google a essas exclusividades.

Agora, o aplicativo permite que seus usuários tenham um leque maior de programas à disposição. Segund Zack Reneau-Wedeen, diretor de produto e um dos “pais” do Google Podcasts, a novidade vai integrar programas de plataformas importantes do ramo, como Slate, Patreon, Glow, Red Circle, Memberful e Supercast.

Para incluir um feed RSS no app, basta acessar a guia “Atividade”, localizada na parte inferior direita da tela principal, e em seguida selecionar a aba “Inscrições”, a última à direita no topo da tela.

Novidade já pode ser utilizada por usuários do Android e iOS. Imagem: Google Podcasts/Reprodução

Depois, toque no menu com três pontinhos verticais logo acima e selecione a opção “Adicione por feed RSS”. Cole o link do programa que desejar assinar e pronto, ele estará disponível na sua lista de podcasts na guia “Início”.

Mudança no visual

A inclusão do novo recurso de assinaturas por feeds de RSS é mais uma novidade que mostra que o Google está decidido a investir em seu aplicativo de podcasts. Em março, a empresa mudou completamente o design do app, deixando-o mais intuitivo e com mais recursos para os usuários.

Ele ganhou novos ícones para baixar episódios ou colocá-los na fila, e uma notificação mais clara de quando há novos episódios disponíveis. Também é possível configurar notificações individuais para seus podcasts favoritos.

Foi incluída ainda a possibilidade de fazer download automático de alguns programas. Na mesma ocasião, o Google disponibilizou o aplicativo para dispositivos iOS.

Recentemente, a empresa divulgou os programas mais escutados através de sua plataforma durante a quarentena, bem como os ebooks e audiolivros mais vendidos por meio da Play Store.

Via News18

Esta post foi modificado pela última vez em 6 de janeiro de 2021 16:40

Compartilhar
Deixe seu comentário
Publicado por
Bruno Felix